Saúde do Trabalhador de Aracaju realiza práticas auditivas e vocais

Saúde
16/03/2017 15h44

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, realizou na manhã desta quinta-feira, 16, práticas auditivas e vocais com trabalhadores da rede de saúde. O evento, que faz parte das comemorações peo Dia Mundial da Voz (16 de abril), aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, no bairro Siqueira Campos, e contou com a participação de 20 trabalhadores.

As práticas de saúde foram comandadas pela professora doutora Tereza Raquel Sena, fonoaudióloga do Centro de Referência, e aplicadas por alunos da UFS. “As ações têm dois momentos: orientação e triagem. Um grupo faz a orientação de higiene bucal, enquanto outra turma realiza a avaliação vocal, observando sintomas como rouquidão, pigarro, perda da voz, tosse seca e outros. Temos ainda um grupo avaliando a audição propriamente dita e outros estudantes realizando o exame de triagem auditiva”, explicou a professora.

Segundo informações da Técnica de Referência do Protocolo de PAIR (Perda Auditiva Induzida para Ruído), Macella Cabral, as atividades desta manhã fazem parte da Campanha da Voz, realizada anualmente pelo Centro de Referência, e têm obtido boa receptividade junto aos trabalhadores da área de Saúde. “Na próxima semana, estas mesmas práticas estarão sendo realizadas no Hospital Cirurgia, durante três dias, com foco principalmente nos profissionais que trabalham com ruídos”, informou.

A fonoaudióloga explicou que estas ações apresentam bons resultados porque despertam maior consciência entre os trabalhadores para a necessidade de usarem equipamentos de proteção auditiva e de segurança no trabalho. “Quando detectamos algum problema de audição notificamos o Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação). Com isso mapeamos os casos que registramos”, explicou Tereza Raquel Sena.