Aracaju 162 anos: missa e homenagem a Inácio Barbosa marcam comemorações

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2017 13h51

Esta sexta-feira, 17 de março, iniciou de maneira festiva em Aracaju em comemoração aos 162 anos da cidade. Nas primeiras horas do dia, uma Alvorada foi realizada com a queima de fogos em seis pontos da capital; em seguida, a igreja localizada na Colina do Santo Antônio recebeu a Missa em Ação de Graças pela data. A celebração foi prestigiada pelas principais autoridades do município e do Estado, como o prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino e o governador Jackson Barreto. Ainda durante a manhã, o prefeito realizou a cerimônia de homenagem ao fundador de Aracaju, Inácio Barbosa, com a aposição de flores no obelisco que leva o nome dele.

Em seu discursos - tanto na missa quanto no obelisco -, Edvaldo Nogueira destacou que a decisão de fundar Aracaju não foi fácil, mas foi levada adiante pelos ideais visionários de Inácio Barbosa. De mesmo modo, pontuou o prefeito, a atual gestão, mesmo com as dificuldades existentes, está conseguindo, ao lado dos aracajuanos, "com muito esforço", recolocar a cidade no caminho do desenvolvimento, do progresso, da inclusão e da qualidade de vida.   

"Aracaju nasceu da ideia extraordinária de um grande homem que pensou à frente do seu tempo. Foi isso que Inácio Barbosa fez. Sergipe vivia tempos de crise, e ele percebeu que a transferência da capital possibilitaria desenvolver economicamente o Estado. Foi um ato de coragem, pois Aracaju era apenas um povoado, cheia de charcos e  com muitos problemas. Aracaju é a maior marca deixada por Inácio Barbosa. A biografia dele e o seu projeto para a nossa cidade nos deixam uma lição, a de que nunca podemos nos envergar nas dificuldades e  enfrentar os desafios pensando no futuro. É este sentimento que me move a comemorar o aniversário da cidade. Temos condições de avançar", afirmou.

Ao reafirmar seu compromisso com o povo e fé em dias melhores para Aracaju, o prefeito lembrou de grandes homens públicos que governaram a cidade, como Jackson Barreto, João Augusto Gama, Almeida Lima e Marcelo Déda. "Aracaju teve grandes prefeitos, que deixaram marcas importantes. A nossa gestão anterior, por exemplo, conseguiu tornar Aracaju a capital da qualidade de vida. Assim, ao chegar ao meu terceiro mandato como prefeito, me encho de esperança e confiança no povo que ajuda a construir a nossa cidade, pois sei que, ao lado da população, vamos recuperar a nossa cidade. Sou um otimista. Iremos enfrentar as dificuldades e chegar a um futuro de dignidade, progresso, prosperidade, igualdade, inclusão e fraternidade", discursou.

"Acredito no futuro de Aracaju"

Na homenagem a Inácio Barbosa, com o hasteamento da bandeira, acendimento da pira e a aposição das flores no obelisco, Edvaldo Nogueira se disse "muito emocionado". Ele então fez referência ao início da gestão de Marcelo Déda, em 2001, quando ele era o vice-prefeito, e foram realizadas as comemorações pelo aniversário da cidade. "É um momento muito significativo", definiu. O prefeito ainda destacou que a cerimônia deste 17 de Março, "embora singela, representa o nosso respeito, gratidão e honra pela cidade".

"Acredito no futuro de Aracaju, com a perspectiva realizadora da nossa gente. O bem vencerá o mal, o amor vencerá o ódio, a fé vencerá a descrença. Aceitei o desafio de voltar a governar esta cidade, porque acredito na capacidade dos aracajuanos. Aracaju, desde 1º de janeiro, voltou a ter prefeito, voltou a ser uma cidade que não se enverga, que não se rebaixa. É óbvio que não iremos fazer tudo de uma vez, nem em apenas 75 dias, mas os meus compromissos com os aracajuanos para estes quatro anos estão firmes e serão cumpridos. Mesmo com uma dívida que supera os R$ 530 milhões, já regularizamos os salários, pagando quatro folhas em dois meses, injetando assim R$ 240 milhões na economia. Estamos enfrentando a guerra do lixo e avançaremos com mais saúde, mais educação, mais cultura e mais segurança. Aracaju voltará a sorrir", afirmou ele, que esteve acompanhado nos dois eventos pela primeira-dama Danusa Silva.

"Cidade melhor"

Para a vice-prefeita Eliane Aquino, o aniversário de Aracaju se compara à comemoração pela vida de um ente querido. "Comemorar é vida. Só desejamos coisas boas para Aracaju, que é uma cidade linda, que está viva está e em crescimento. Temos a responsabilidade de, enquanto homens e mulheres públicos, de cuidar da nossa cidade e torná-la melhor", ressaltou.

O governador Jackson Barreto, por sua vez, definiu este 17 de Março como um "dia especial para os aracajuanos, para aqueles que amam a cidade e a ajudaram a crescer". Como prefeito fiz minha parte, como governador continuo investindo em Aracaju. A melhor prova de amor que podemos dar é cuidando", completou.

A missa

A celebração religiosa em Ação de Graças foi realizada pelo arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. Para ele, o aniversário da cidade representa esperança de dias melhores e lembra os desafios que precisam ser enfrentados em prol do desenvolvimento da capital. O Frei Jonaldo Adelino e o padre Marcelo Conceição auxiliaram Dom João Costa na celebração da missa. Tanto o prefeito, quanto a vice-prefeita e o governador fizeram leituras de textos bíblicos durante a cerimônia. O coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), regido por Antônio Sérgio Teles, foi o responsável pelos cantos durante o evento.

Obelisco

Estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira participaram das homenagens a Inácio Barbosa. O aluno e atleta Genilson José Júnior entregou a tocha ao prefeito e o acompanhou no acendimento da pira. A banda do 28º Batalhão do Exército e o Batalhão de Choque da Polícia Militar também participaram da solenidade.

Os eventos festivos foram prestigiados por autoridades, como o vice-governador Belivaldo Chagas, a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, o secretário estadual da Inclusão Social, Zezinho Sobral, pelos vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Antonio Bittencourt (líder do governo municipal), Dr. Gonzaga, Américo de Deus, Jason Neto, Seu Marcos, Zezinho do Bugio, Bigode do Santa Maria e Lucas Aribé, além de secretários municipais e representantes de centrais sindicais e órgãos federais.