No Dia Mundial da Saúde Bucal, SMS ressalta a importância da higienização correta da boca

Saúde
20/03/2017 14h52

Escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições são apenas alguns dos cuidados necessários para manter a saúde da boca. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta segunda-feira, 20, o Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta a importância de bons hábitos e de uma higienização correta da boca para prevenir doenças e também das visitas periódicas a um dentista.

“Temos que ressaltar cada vez mais a importância da saúde bucal. Os bons hábitos e a higienização correta, assim como as visitas periódicas a um dentista, são fundamentais para a prevenção da perda de dentes e de doenças, a exemplo do câncer de boca, que, inclusive, tem crescido no país. Quando se fala em saúde bucal, temos que frisar a prevenção e não somente o tratamento. Sendo assim, o ideal é evitar ingerir alimentos ricos em açúcar para prevenir as cáries, escovar os dentes e utilizar o fio dental logo após as refeições. Quanto ao creme dental, o recomendado é usar os que tenham flúor”, explica Helena de Fátima Nascimento, responsável técnica do Programa da SMS.

Urgência odontológica

Por falar em saúde bucal, a urgência odontológica do Hospital Nestor Piva, Zona Norte, está funcionando a todo o vapor. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 19h às 7h e nos finais de semana e feriado durante as 24h. De acordo com a cirurgiã-dentista Cynthia Bianca, que atua na unidade, os profissionais do serviço realizam diagnósticos e o tratamento dos mais diversos casos de urgência.

“Um dos grandes diferenciais da urgência odontológica são os horários alternativos. E os profissionais que atuam neste serviço estão realizando diagnósticos e também o tratamento dos mais diversos casos de urgência, como, dor, sangramento, infecções, traumas, reimplante dentário, redução de luxação de mandíbula, entre outros”, diz.

Já a responsável técnica do Programa de Saúde Bucal da SMS frisa que, em média, em um plantão odontológico no Nestor Piva, são atendidos aproximadamente dez pacientes, mas o hospital tem profissionais e estrutura pra atender um número maior.

“A Secretaria oferta atendimento odontológico em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), mas nem toda a população sabe da existência da urgência odontológica do Nestor Piva e precisamos divulgar que há este serviço no hospital e que ele funciona em horário alternativo. Hoje, em média, são feitos aproximadamente dez atendimentos, mas temos profissionais e estruturas suficiente para atender um número maior”, conta Helena de Fátima.

Principais doenças

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais doenças que acometem a boca são: cárie dentária, doença periodontal, maloclusões, câncer bucal, doenças na gengiva e fluorese. Em relação ao câncer de boca, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), relativos a 2016, a estimativa para o Brasil é de 15.490 novos casos da doença, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres.