Biblioteca Ivone de Menezes realiza atividades com alunos de escola pública

Cultura
21/03/2017 13h11

Quarenta alunos do 5º ano da Escola Estadual Francisco Portugal participaram, na manhã desta terça-feira, 21, de atividades educacionais na Biblioteca Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A visita é parte da programação da biblioteca em comemoração aos 162 anos de emancipação política de Aracaju. A direção da Ivone preparou uma programação especial para as crianças.

“Queremos explorar a nossa biblioteca e trazer a comunidade para participar das nossas atividades. Poucas pessoas conhecem o nosso espaço. Temos que mostrar o nosso trabalho e tornar aqui um local onde as pessoas se sintam bem acomodadas”, disse a coordenadora, Nancy Vasconcelos.

Dentro da programação foi inaugurada a exposição “Fragmentos da história de Aracaju”, que mostra um pouco da transformação da cidade, os aspectos naturais, arquitetônicos e literários com poemas de artistas sergipanos, a exemplo de Hunald de Alencar. “Buscamos um pouco de cada aspecto da cidade que agregue aos alunos, mais conhecimento sobre a nossa terra e suas belezas que encantam a todos que a conhecem”, explicou a coordenadora.

Quem também esteve no local, complementando as atividades, foi o repentista e pesquisador Chiquinho do Além Mar. Aracajuano, Chiquinho já representou o Brasil com seus poemas dedicados a terra dos cajus e das araras em um evento cultural na Áustria. “Eu expresso em meus poemas o amor que eu sinto por essa terra. Essa atividade é uma forma de fazer com que essas crianças saiam daqui com muito mais conhecimento sobre a história e a beleza de Aracaju”, ressaltou.

A pedagoga Fabiana Menezes, responsável pela turma de alunos, disse que as atividades acabam complementando os conteúdos programáticos da escola. “É sempre bom sair da nossa zona de conforto. Essas visitas às bibliotecas acabam despertando a curiosidade dos alunos que ajuda ainda mais na busca pelo conhecimento”, observou.

Durante todos os meses a biblioteca realiza diversas atividades recebendo crianças e adolescentes de muitas escolas e universidades. Para mais informações ou agendamento é só ligar através do telefone (79) 3179-6411.