Centro de Referência Terezinha Meira reúne gestantes para esclarecer direitos

Assistência Social e Cidadania
22/03/2017 15h40

Buscando uma maior integração e o fortalecimento de vínculos entre equipamento e comunidade, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Meira realizou na manhã desta quarta-feira, 22, um encontro com gestantes e familiares do Bairro Veneza I. A proposta foi mobilizar e esclarecer as mulheres sobre o auxílio natalidade, além dos benefícios concedidos pelo Governo Federal, através do Cadastro Único (CadÚnico).

Segundo a coordenadora da unidade, Josefa Neide dos Santos, no início da atual gestão foi detectado que havia ocorrido uma redução significativa da participação dos moradores da comunidade no Centro de Referência, fato incomum diante do perfil financeiro de baixa renda observado na região.  Para que a Prefeitura de Aracaju retomasse o vínculo com a população, logo no início da nova gestão foram realizadas reuniões com lideranças comunitárias e representantes do Conselho Tutelar.

"Pelos questionamentos que estão sendo feitos, nós vimos o quanto as pessoas não têm informação alguma sobre os direitos que possuem. O objetivo principal do nosso trabalho hoje é garantir aquilo que as usuárias já têm direito e levar a elas informações sobre todos os serviços que elas podem acessar", explicou a coordenadora.

A escolha de se ter um filho nem sempre é das mais fáceis. Ainda mais quando as condições financeiras são desfavoráveis. As dúvidas, as incertezas e até mesmo o medo de não conseguir ser suficientemente boa para a criança rondam a cabeça de boa parte das futuras mamães. São meses de espera e o desejo de que, além de saúde, a cria possa ter todo o aparato para crescer saudável e num mundo minimamente justo.

Vilma da Conceição tem 34 anos e está na vigésima oitava semana da gravidez do quarto filho. Atualmente desempregada, ela é beneficiária do programa Bolsa Família e foi Cras para entender mais sobre o benefício de auxílio natalidade ao qual tem direito. "Para mim, que estou desempregada, esse dinheiro tem muita importância. Não dá para me manter com isso, mas é uma grande ajuda. Quando eu não precisar mais, eu vou deixar para outras pessoas que necessitam mais".

Como acessar o benefício

De acordo com a diretora de Proteção Social do SUAS da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Cidadania (Semasc), Inácia Brito, este tipo de público é prioridade para a pasta. "A ideia é garantir que a criança nasça na melhor condição de vida possível. Durante a organização do processo de concessão, a gestante é orientada pelo Cras e equipamentos da Saúde".

O auxílio natalidade é um benefício eventual, concedido em parcela única, àquelas que precisam do suporte do município no momento em que o filho vem ao mundo. Ele é consentido após triagem, diante da necessidade da progenitora e do critério de seleção que a legislação municipal define. Para mais informações sobre o processo e documentos necessários para o cadastro é necessário se encaminhar para o Cras mais próximo.