Eu escolhi Aracaju: Qualidade de vida atrai pessoas de outros estados

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2017 15h00

Aracaju aos poucos foi se revelando no cenário turístico nacional como roteiro de viagem da região Nordeste. Para quem mora na cidade, não é difícil se deparar com diversos turistas que acabam escolhendo a capital para viver. Este foi o caso da psicóloga Vanessa Oliveira, do filho e do marido que chegaram ao estado em 2011, vindo de Blumenau, Santa Catarina.

O marido de Vanessa escolheu prestar concurso para disputar a uma vaga de professor pela Universidade Federal de Sergipe e foi aprovado. Assim, eles se mudaram para Sergipe e percorreram 2.951 quilômetros para chegarem à capital. “Viemos para cá por conta do trabalho. Foi uma escolha morar em Aracaju, nós queríamos experimentar morar no Nordeste, vendemos tudo. Viemos de carro, levamos cinco dias e cruzamos muitos estados até chegar aqui”, relembra.

Adaptação

Em Aracaju as chuvas são mais intensas nos meses de junho, julho e agosto, e mesmo assim, não é o suficiente para diminuir a sensação de calor. Para quem mora na região Sul costuma ser ao contrário e foi esse clima que acabou conquistando Vanessa. “O que eu mais gosto daqui é o clima, que é sempre calor, o primeiro grande impacto que nós tivemos foi que o sol aqui nasce às 5h30 da manhã, diferente do Sul, onde o sol nasce por volta de 8h da manhã. A diferença de clima foi o que mais impressionou a gente,” descreve.

A culinária sergipana foi o outro grande desafio, pois em Aracaju a psicóloga provou novos sabores. “Meu paladar foi sendo construído socialmente, antes de chegar a Aracaju eu nunca tinha comido nada com coentro e aqui eles usam muito. Gosto de petiscar o caranguejo, mas como de vez em quando. A culinária é muito diferente,” conta.

Outra surpresa que o cardápio da capital proporcionou a Vanessa foi provar água de coco na temperatura ambiente, bem do jeitinho que o aracajuano gosta. “Água de coco de Aracaju, não existe outra melhor. Aqui eu aprendi a tomar água de coco natural, no sul eu só tomava gelada e não sentia muito o gosto”, completa.

Lugares favoritos

Vanessa sempre morou muito longe do litoral e quando chegou à capital sergipana escolheu viver no bairro Coroa do Meio para ficar mais perto do mar. Foi a temperatura das águas que banham o litoral da pequena que encantou Vanessa. “Gosto da praia, a água daqui é morna, para eu ir para a praia era um evento, a mais próxima ficava a 800 quilômetros de Blumenau e só ia uma vez por ano”, conta.

Outros locais que ela gosta de frequentar ficam localizados na Passarela do caranguejo, ponto turístico da cidade que reúne inclusive muitos aracajuanos. Todos que curtem o local buscam a companhia da brisa do mar, ao som de artistas locais, apreciando o crustáceo mais pedido nas mesas dos bares que compõem a famosa passarela. “Também gosto dos restaurantes à beira-mar e da orla de Atalaia,” complementa a psicóloga.

Qualidade de vida

O estilo de vida que Aracaju proporciona é atraente, pois a cidade litorânea além de muito arborizada, possui mobilidade urbana, praias, parques e muita tranquilidade. Consequência desses fatores, a maneira de viver da população foi o que mais chamou a atenção de Vanessa. “Em Aracaju eu tive a impressão de que a vida é mais vivida, as pessoas são bem mais animadas, mais alegres, quando você se afasta da cidade, você sente falta disso,” relata.  A psicóloga ainda nota uma característica do povo aracajuano. “A altura da voz das pessoas, mesmo quando estão falando de suas vidas, brincando ou brigando,” descreve.

A ourinhense convida os turistas a visitarem Aracaju. “Quando você decide morar em outro lugar, você escolhe outra forma de viver. Conhecer a cultura e as pessoas desta cidade vale muito à pena, recomenda”.