Fundat realiza encontro comemorativo com artesãos

Formação para o Trabalho
24/03/2017 11h00

Fazer artesanato é criar com as mãos o que está no coração. É exatamente com esse olhar que a Prefeitura de Aracaju enxerga os artesãos: com carinho e respeito. Por isso, na última quinta-feira, 23, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou um encontro com os instrutores do eixo de Produção Cultural e Design para homenagear a categoria, visto que no último dia 19 comemorou-se o Dia do Artesão.

Na ocasião, a diretora de Formação Profissional (Dirfop), Selma França, apresentou a nova equipe gestora da Fundat juntamente com as novas diretrizes para as capacitações. Além disso, os artesãos ouviram uma explanação sobre o valor do trabalho da categoria e a lei nº 13.180/2015, que regulamenta a profissão. O encontro também foi marcado pelos depoimentos de artesãos a respeito da importância da atividade que desenvolvem para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.  

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, ressaltou a importância da relação de parceria com os profissionais. "Temos uma cara nova. Entendemos o valor do trabalho do artesão e, com a orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, daremos bastante atenção a esta categoria. Nossa relação será, acima de tudo, de parceria. Nosso objetivo é oferecer possibilidades para que o aracajuano tenha uma nova perspectiva de vida. Contamos com vocês para alcançar esse feito", afirma Luiz.

Amor pelo artesanato

"O artesanato significa tudo para mim. Com ele, podemos liberar a nossa mente, crescer como pessoa e, da imaginação, vamos evoluindo nas peças", afirma Edclesia do Amor Divino, de 38 anos. Atualmente, a artesã compõe o quadro de instrutores da Fundat, ensinando as técnicas básicas para a produção de biscuit e peso de porta.

Ela conta que o seu envolvimento com o artesanato começou desde pequena quando participou de um programa comunitário no bairro Jardim Centenário, local em que reside até hoje. "Se eu viver sem fazer artesanato eu não terei contribuído com nada, ele é o complemento da minha vida," expressa a instrutora, satisfeita em poder colaborar com a renda familiar através do trabalho artesanal.

"As pessoas deveriam valorizar mais o artesanato porque nós colocamos amor, vida, tempo e preciosidade nas peças", diz Edclesia, relembrando os momentos em que o artesanato foi importante para a recuperação da sua saúde. "A gente coloca para fora aquilo que está dentro de nós e vai refletindo nas produções, seja ela qual for", revela.