Crianças e adolescentes participam de ação em combate ao mosquito da dengue

Assistência Social e Cidadania
24/03/2017 10h50

Com a chegada do outono, também é chegada a época que os aracajuanos bem conhecem e classificam como "calor com chuva". Com a grande quantidade de água caindo do céu durante os próximos meses e as temperaturas ainda elevadas, os locais propícios para a proliferação do mosquito da dengue se multiplicam e a população precisa ficar mais atenta.

Tendo como objetivo alertar para os cuidados com a doença, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza desde a última segunda-feira, 20, atividades junto aos jovens que fazem parte dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos dezesseis Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju. A ação faz parte da semana temática do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a fim de diminuir os índices de infestação causados pelo inseto.

"Esta é uma agenda nacional para mobilizar crianças e adolescentes dos serviços de convivência sob a perspectiva do enfrentamento nos diversos espaços que este público habita e como pode ser feita essa prevenção. Estamos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou profissionais para contextualizar o tema durante os encontros.", informou a coordenadora da Proteção Social Básica, Lara Santos.

Na tarde desta quinta-feira, 24, foi a vez do Cras Jardim Esperança, onde foram formadas rodas conversas educativas e oficinas. De acordo com a coordenadora da unidade, Luana de Jesus, a problemática ressurge todos os anos e é preciso conscientizar e ensinar as crianças e adolescentes na prática. "Após as conversas e oficinas, foi a vez de realizarmos uma tarefa com todos eles, numa espécie de caça ao Aedes, para que eles pudessem identificar os lugares com possíveis focos. Assim, conscientizamos e os transformamos em agentes multiplicadores", explicou.

De vítima a agente transformadora. Há alguns meses a família de Vitória Kelly, de 14 anos, padeceu com a doença. Ela, a mãe e os irmãos sofreram com a dengue e foi no Cras que a lição foi aprendida direitinho. "Tudo que eu vejo aqui, levo pra casa. Por isso que hoje em dia minha mãe toma todo o cuidado. Ela acabou aprendendo comigo!"