Trabalho na drenagem alcança mais de 20 bairros

Obras e Urbanização
24/03/2017 12h13

Aracaju está localizada em um região entre rios, onde existem ainda áreas de mangues, vegetação e clima litorâneos e banhada pelo Oceano Atlântico. Todos estes fatores influenciam diretamente no processo de desague das águas pluviais que caem em solo aracajuano. Some-se a isso o rápido processo de ocupação do espaço urbano, intensificado a partir da década de 60 do século passado, e a impermeabilização de ruas e avenidas pavimentadas com asfalto ou paralelepípedo.

Como nos últimos dias o clima chuvoso predominou na capital sergipana, alguns pontos ficaram alagados. Trabalhando de forma preventiva, e intensificando ainda mais durante toda esta semana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mapeou as áreas que apresentavam maior possibilidade de pontos alagados e deslocou equipes para trabalhar na drenagem.

Foram atendidos mais de 15 bairros com limpeza e desobstrução de galerias pluviais e bueiros. Na macrodrenagem, máquinas foram utilizadas para limpar os canais, enquanto profissionais equipados de ferramentas menores desobstruíam as bocas-de-lobo. Os técnicos da empresa municipal detectaram que havia entulho e dejetos bem próximo às galerias, provocando o entupimento.

O engenheiro Alberto Nascimento, diretor de Operações do órgão, apela para que a população evite jogar lixo nas imediações da microdrenagem. "Foi uma semana de muito trabalho em toda a cidade: disponibilizamos uma força-tarefa para atender os oradores do Coqueiral; intensificamos ações em mais de 15 bairros de norte a sul da cidade e mobilizamos equipes itinerantes para algumas intercorrência mais  grave. O que notamos foi que em alguns pontos havia entulho dentro dos bueiros ou próximo e isso provoca o entupimento, portanto apelamos e pedimos a colaboração de todos", ressalta.  

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).