Novo projeto da Fundat reúne catadores de Aracaju

Formação para o Trabalho
24/03/2017 20h55

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) promoveu mais um projeto de incentivo ao empreendedorismo. Em parceria com os Shoppings Jardins e Riomar, o Catador Empreendedor aconteceu nos dias 23 e 24 de março e reuniu catadores de vários pontos da cidade para uma programação com oficina, palestras e explanação sobre a importância do trabalho que eles desenvolvem para a preservação ambiental e a possibilidade de empreender na atividade. O evento foi realizado das 13h às 17h na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada no bairro Santa Maria.

Com o intuito de equipá-los adequadamente para o dia a dia nas ruas, foram distribuídos, graças ao apoio dos Shoppings, um kit contendo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) com boné árabe, protetor solar, blusa com proteção UV e um par de luvas e botas. Responsável pela condução do projeto, a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, explica que o papel da Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, é mostrar à sociedade aracajuana que estes trabalhadores são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida da capital. “Também queremos que eles se vejam como peças essenciais, porque além de gerarem renda, transformam o meio ambiente”, afirma a diretora.

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, agradeceu a presença e a dedicação de cada participante e a todos que somaram forças em prol da execução do projeto. “É uma ideia nova que vai se prolongar porque o sonho continuará sendo construído e vivido junto com vocês”, garante Luiz.

Para estimular a participação dos catadores em cooperativas de reciclagem, a analista ambiental dos Shoppings, Vivianne Silva, apresentou o trabalho de compromisso socioambiental desenvolvido pelas empresas juntamente com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). “Vamos mostrar como funciona a Care e a vivência dos  catadores que atuam nela, pois assim eles vão descobrir que as dificuldades enfrentadas para conscientizar as pessoas são as mesmas”, explica a analista.

Segundo ela, esta iniciativa é fundamental para instruir os catadores que não conhecem a necessidade de utilização dos equipamentos. “É um momento rico e de grande valia para estas pessoas que estão trabalhando nas ruas. Tenho certeza que trará oportunidades de melhoria de vida, sem contar que já são pequenos empreendedores", enfatiza Vivianne.

Com uma palestra intitulada Cidadania e Meio Ambiente, a engenheira ambiental Kênia Marcatti, abordou os direitos e deveres dos cidadãos, além dos aspectos ligados à coleta seletiva, reciclagem e segurança no trabalho. “Quando eles entendem a importância da sua função, eles podem começar a sonhar e empreender”, conclui Kênia.

Fonte de renda

Zuliná da Conceição tem 36 anos e mora no bairro Santa Maria há 12. A vida como catadora começou muito cedo, quando acompanhava a mãe que trabalhava catando todo tipo de material reciclável. O trabalho passou a ficar mais sério aos 15 anos, época em que precisou tomar a frente da atividade devido aos problemas de saúde enfrentados pela mãe.

“Só de tirar uma latinha do buraco de um bueiro, a gente já pode evitar uma enchente” acredita a aracajuana. Mesmo buscando outras possibilidades de renda, Zuliná conta que a capacitação reforçou o valor que ela já sabia que possuía. “Aprendi mais, agora sei que sou importante no mundo”, expressa.