Alunos da escola Rachel Cortes participam do programa de resistência às drogas

Educação
27/03/2017 11h30

A Secretaria da Educação de Aracaju (Semed), em parceria com a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), está investindo em educação para a segurança. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Rachel Cortes Rollemberg recebeu, na última semana, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa consiste em uma ação continuada entre professores, policiais capacitados, especialistas, estudantes e a comunidade no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas, praticarem a violência e a resistirem a elas.

Na Emef Rachel Cortes o público-alvo do Proerd são os alunos do quinto ano. A turma selecionada participará de um encontro semanal, com a duração de 50 minutos que acontecerá durante todo o primeiro semestre de 2017. O Proerd é a versão brasileira do programa norte americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983 em Los Angeles e tem como base educar os jovens envolvidos para a responsabilidade na tomada de suas decisões.

O diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, destacou a importância da aplicação do programa na rede da Educação de Aracaju. “O Proerd não só educa para a segurança, como também expande o universo de conhecimentos dos jovens envolvidos. Eles aprendem sobre autoconhecimento e autogerenciamento, sobre a tomada de decisão responsável. Eles aprendem habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal. Todo esse aprendizado é voltado à prevenção do uso de drogas e à prevenção do comportamento violento”, explica o diretor.

A diretora da Emef Rachel Cortes, Josabete Boaventura, afirmou que as expectativas com a implantação do programa são as melhores. “Os nossos alunos passam a ter uma outra visão da polícia. Acho que o envolvimento da Polícia Militar com a educação preventiva é de extrema importância e tenho certeza que a implantação desse programa aqui na Rachel impactará de forma muito positiva essa comunidade”, analisa Boaventura.

O envolvimento da comunidade é uma das premissas do programa, sobre isso o soldado da PM, Antônio Carlos, informa que “no Proerd a gente envolve a criança e o adolescente e a sua família, existem atividades que os alunos levam para casa para serem desenvolvidas com os seus pais ou responsáveis. O envolvimento da família é uma das bases desse programa”, diz o soldado. Antonio Carlos é um dos policiais militares capacitados para a implantação do programa na rede de Educação de Aracaju.

As Emefs Laonte Gama, Anísio Teixeira e Juscelino Kubitschek já receberam o programa. E, em 2017, Emefs Bebé Tiuba, Diomedes Santos Silva, Núbia Marques, Alencar Cardoso e Rachel Cortes estão contempladas para receber o Proerd.