Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento contra a obesidade para crianças e adolescentes

Saúde
27/03/2017 14h30

Uma vez por mês o grupo “Cheinhos de Alegria” reúne-se para receber orientações e fazer avaliação do tratamento contra a obesidade de crianças e adolescentes. Na manhã desta segunda-feira, 27, o primeiro encontro do ano aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

O Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) disponibiliza este grupo composto de multiprofissionais para auxiliar crianças e adolescentes que tem diagnóstico de sobrepeso e obesidade a reduzir o peso, como também prevenir e controlar doenças secundárias. O grupo tem mais de 15 anos e é formado por diversos profissionais como médico endocrinologista, nutricionista, enfermeira, psicóloga, assistente social, psicopedagoga e um profissional voluntário de educação física.

De acordo com o idealizador do projeto, o endocrinologista Carlos Alberto Menezes, este é um grupo aberto que acompanha cerca de 50 crianças e adolescentes. “Quando o diagnóstico de obesidade é confirmado nas unidades de saúde da família, os pais têm a opção de seus filhos serem encaminhados ao Cemca para iniciar o tratamento. Primeiro é individual com a consulta de cada especialidade e depois, tem a reunião com educação em saúde. Este é o único serviço de obesidade estruturado de Sergipe, que tenho conhecimento”, explicou o médico.

Segundo ele, este é um tratamento contínuo até os 18 anos de idade, porque a obesidade ocasiona outras doenças como colesterol aumentado, hipertensão, gordura no fígado. “Até o comportamento psicológico é alterado, tem crianças e adolescentes que sofrem com bullying, com baixa autoestima e até depressão. Por isso é importante o acompanhamento multidisciplinar”, enfatizou o endocrinologista.

Para a gerente do Cemca, Itanamara Buarque, este é um serviço muito importante porque auxilia na redução do peso, na educação alimentar, no apoio psicológico, entre outras orientações. “Aqui são realizadas dinâmicas para interação e entendimento deles sobre os assuntos propostos. Após há a avaliação física, onde os profissionais tiram as medidas e termina com um lanche saudável”, disse Itanamara.

Vilma de Oliveira Freitas Barros, mãe de Camile Fernanda O. Barros, de 12 anos, há dois anos leva a filha para o Cemca para fazer o tratamento da obesidade. “Na verdade, minha filha estava acima do peso, mas a minha preocupação era porque ela foi diagnosticada como pré-diabética. Depois que eu a trouxe para cá, ela vem melhorando cada vez mais e já perdeu quase sete quilos”, informou a mãe.