Conselho de Assistência Municipal realiza capacitação para conselheiros

Assistência Social e Cidadania
28/03/2017 16h00

É de conhecimento comum que a capacitação é a melhor maneira para saltar em qualidade e eficiência na realização de um trabalho. Pensando nisso, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) está investindo na formação de seus membros. A primeira delas ocorreu na manhã desta terça, 28, na Estação Cidadania.

O conselheiro municipal da assistência social tem a responsabilidade de observar a forma como as entidades públicas e privadas, a exemplo da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Organizações Não Governamentais(ONGs), tratam a assistência social da cidade, exercendo o papel de fiscalizador das ações e guardião das políticas garantidoras de direitos da população. Vale lembrar que o CMAS obedece ao caráter paritário, onde 50% dos participantes representam órgãos públicos e 50% simbolizam a participação da sociedade em geral, além de ser autônomo da gestão do Serviço Único da Assistência Social (SUAS) de Aracaju.

A coordenadora da gestão do trabalho da Semasc, Maria do Socorro Lobato, explica que essa formação é extremamente importante para o andamento dos trabalhos.  "Na nossa gestão, de janeiro para cá, essa é a primeira capacitação que realizamos. Vamos repassar uma série de informações sobre a legislação, para que o conselheiro possa desempenhar o seu papel com mais segurança".

Adrielly de Freitas se tornou conselheira este ano como representante da Fundação Municipal e Formação para o Trabalho (Fundat) e comenta que, a partir da formação, os trabalhos dos conselheiros municipais podem ser desenvolvidos com mais qualidade. "Acho muito importante para mim, que estou chegando agora, saber tudo sobre os direitos e deveres das nossas atribuições. Dessa forma trabalhamos melhor para a população", afirmou.