SMS debate políticas públicas sobre saúde da mulher

Saúde
28/03/2017 15h50

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realiza nesta terça-feira, 28, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no Siqueira Campos, o VII Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher: Desafios para a Integralidade com Equidade, para debater políticas públicas para a saúde da mulher. O evento, inclusive, é preparatório para a Conferência Regional de Saúde das Mulheres. 

Segundo Cristiani Ludmila Borges, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, este é o sétimo encontro realizado pela SMS, e, nesta edição, há um diferencial. “Todos os anos procuramos um tema relevante para a saúde feminina para encerrar as comemorações do mês da mulher e este ano, como haverá a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, aproveitamos para discutir os eixos da conferência porque ocorrerá a etapa regional e a estadual antes da nacional. Então as pessoas já conhecem e debatem os temas aqui e fazem um documento que servirá para pautar as políticas públicas relacionadas à saúde da mulher”, explicou Cristiani Ludmila.

Já a primeira secretária do Conselho Municipal de Saúde, Núbia Santana, que também é coordenadora regional e estadual da Conferência, explica que serão escolhidos os delegados que participarão da Conferência Regional. “Este evento é preparatório para a Conferência Regional de Saúde das Mulheres que vem sendo realizada nas Regionais de Saúde do Estado. E os conselheiros locais de saúde estão sendo preparados e haverá a escolha dos delegados que participarão da Conferência Regional, que por sequência, poderão participar da primeira conferência em nível estadual para discutir políticas exclusivas para as mulheres”, informou.

Para Maria Renildes dos Santos, conselheira local da 5ª Região e representante da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, um evento como este é bom para esclarecer melhor os eixos temáticos da Conferência. “Nem sempre entendemos os termos utilizados e, por isso, eventos como este são bons para esclarecer, de fato, os eixos temáticos que serão abordados na Conferência”, relatou.

Equidade

Para Luiz Cláudio Soares, responsável pela Área Técnica da Promoção da Equidade, que faz parte da Coordenação de Promoção à Saúde da SMS, este é um espaço para promover o debate de promoção à saúde das mulheres com a participação social. “A mulher na atual conjuntura social, política e cultural é muito cobrada e o resultado repercute na sua saúde, por isso, é essencial ter ações voltadas para este momento. E com as políticas públicas voltadas para a mulher, já se promove também a equidade tanto entre homem e mulher, como nas perspectivas de mulher, negra, pobre, transexual, mulher que vive em situação de rua e mulher de religião de matriz africana. Tudo deve ser levado em conta”, disse o técnico da SMS.

No encontro houve palestras de Maria Teles dos Santos, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Diretoria de Direitos Humanos da Semasc; de Karla Magaly Lima, coordenadora da Rede de Saúde do Trabalhador (Reast) da SMS; e de Cristiani Ludmila Borges, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da SMS e a mediadora da mesa foi Ana Carolina Miranda, coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS. Houve também debates e apresentações culturais.

O VII Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher tem o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), movimentos sociais, trabalhadores e conselheiros locais de Saúde.