Guardas municipais participam de seminário sobre segurança pública promovido pelo Ministério Público

Guarda Municipal
28/03/2017 16h25

Integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participaram na segunda-feira, 27, do II Seminário “O Ministério Público na Defesa da Segurança Pública”. A ação está inserida dentro do cronograma proposto pela força tarefa articulada entre o Executivo, o MP/SE e o Judiciário, como parte de um conjunto de medidas a serem adotadas entre instituições e órgãos ligados à segurança pública do Estado para o combate à violência e à criminalidade. O fórum visa servir de instrumento para fomentar a adoção, no estado, de medidas propostas pelo Ministério da Justiça, através das instituições envolvidas no Plano Integrado de Segurança Pública de Sergipe.

O promotor de Justiça do MP/SE, Newton Silveira Dias Junior, apresentou algumas medidas que podem ser adotadas no combate à violência e uma delas diz respeito ao trabalho integrado entre as forças de segurança, incluindo a GMA. Ele destacou a importância da instituição, bem como a participação do município. Nesse sentido, a utilização das câmeras de vídeo monitoramento, por parte dos órgãos da Prefeitura de Aracaju, pode ajudar os órgãos de segurança do Estado na cessão de imagens que servirão para a prevenção e combate à criminalidade.

“A Guarda tem uma importância fundamental. Desde o início quando esse fórum de segurança foi criado em 2016, nós convidamos a Guarda Municipal de Aracaju para participar dessas discussões. A Guarda enviou os seus representantes que participaram ativamente do debate, porque o órgão e o município de Aracaju de uma maneira geral têm um papel fundamental de integração. Nós temos que respeitar a autonomia do município, pois estamos tratando de um tema que cuja competência administrativa é do Estado, mas que não exclui a colaboração e a integração de outros órgãos e entes políticos. Precisamos de ajuda e a Guarda Municipal, o município são parceiros importantes”, pontuou.

O diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, esteve presente e aproveitou bastante as exposições dos palestrantes. Alguns dados técnicos que foram apresentados serão úteis no planejamento de ações estratégicas da GMA. “Nós tivemos uma identificação muito grande com o fórum. Ele nos mostrou dados técnicos que podem auxiliar de forma direta no trabalho da Guarda. Dados importantes que foram apresentados relacionados ao número do efetivo que foi muito citado, tanto das forças policiais quanto de guardas municipais, pois a presença desses agentes nas ruas aumenta a sensação de segurança a partir do momento que eles também afastam a criminalidade”.

A GMA, nessa nova gestão comandada por um Guarda de carreira, tem tido uma interação muito grande com a Polícia Militar e a Polícia Civil. O trabalho tem sido direcionado através de estatísticas de forma que cada um, dentro de suas atribuições, possa atender as demandas da sociedade.

Presenças

Estiveram presentes no evento o Procurador Geral de Justiça em exercício, Eduardo Barreto; o Presidente da Assembleia Legislativa do estado de Sergipe, Luciano Bispo; o Secretário de Justiça de Sergipe, Cristiano Barreto; e representantes de demais entidades.