Semasc realiza oficina de orientação para registro de atendimentos

Assistência Social e Cidadania
29/03/2017 15h04

Quando o assunto é prestar um serviço de excelência para a população, é preciso constante capacitação e formação profissional. Pensando nisso e com o compromisso por um melhor atendimento aos beneficiários dos seus programas sociais, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza durante toda esta quarta-feira, 29, uma oficina de orientação para o preenchimento do Registro de Atendimento Mensal (RMA). O encontro aconteceu com coordenadores e técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Por meio do registro, é possível monitorar com maior frequência o funcionamento dos Cras e Creas em todo o país, servindo como síntese dos trabalhos atribuídos à Atenção Básica e Especial. A partir dele, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) consegue mensurar a quantidade dos benefícios destinados às famílias e os tipos de auxílios realocados a cada município, com a objetivo de destinar a renda.

"Quando chegamos à Secretaria durante a nova gestão, encontramos incoerência nas informações. A oficina de hoje vai servir para que alinhemos os conceitos destas informações que são registradas e, com isso, a gente possa requalificar a intervenção dos trabalhadores do Sistema Único de Assistências Social (SUAS) nos centros de referência. Isso também vai nos dar a noção do volume de atendimento feito nos territórios, melhorar a qualidade do repasse de verbas e deixar a secretaria em dia com suas obrigações junto ao MDS.", pontuou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e diretora de Gestão do SUAS, Rosária Rabelo.

O sistema RMA foi implantado em 2015, a fim de sistematizar com frequência mensal os dados cadastrados no SUAS, antes feito anualmente. Com a fiscalização em períodos menos espaçados, situações urgentes e consideradas de maior risco, como abuso infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, por exemplo, poderão ser enfrentadas com maior eficiência.