Unidade de saúde Oswaldo de Souza cria grupo para orientar gestantes

Saúde
29/03/2017 15h25

 
 

Muitas mulheres grávidas, seja de primeira viagem ou não, tem dúvidas sobre a gestação que vão desde a amamentação até a como dar banho corretamente no recém-nascido, por exemplo. Por isso, a Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, que fica no bairro Getúlio Vargas, criou o Grupo de Gestantes, onde o primeiro encontro foi realizado nesta quarta-feira, 29, e a cada 15 dias as usuárias da unidade que estão à espera de um bebê receberão orientações de profissionais da saúde. 


Segundo Denise da Costa, gerente da unidade, a cada encontro será abordado um tema diferente e serão esclarecidas as dúvidas das gestantes. “Tivemos a ideia de fazer este grupo porque notamos que muitas mulheres grávidas ainda têm dúvidas sobre a gestação e cuidados com o bebê. Na primeira reunião uma enfermeira do Hospital Santa Isabel passou orientações sobre amamentação e como segurar o bebê. No próximo falaremos sobre o parto. Acreditamos que, tirando as dúvidas das mulheres, conseguiremos evitar alguns problemas durante a gravidez”, disse.

Ainda de acordo com a gerente, esse contato mais próximo da unidade com as gestantes é importante. “Queremos que as gestantes se sintam ainda mais acolhidas. O grupo é um grande passo para isso e tenho certeza que as orientações serão benéficas para as usuárias que estão grávidas”, afirma Denise.

Sucesso do grupo

Para se ter uma ideia de como o grupo foi bem recebido pelas usuárias, mais de 20 gestantes participaram da primeira reunião. A balconista Lucinéia dos Santos foi uma delas. “Adorei o encontro e aprendi muito. Estou esperando meu segundo filho e, apesar de já ter um pouco de experiência, ainda tenho algumas dúvidas. Gostei tanto do grupo que vou divulgá-lo para outras amigas que também estão grávidas. É muito bom ter um profissional para tirar nossas dúvidas”, declara.