Centro de Atenção Psicossocial Arthur Bispo do Rosário funciona em novo endereço

Saúde
29/03/2017 17h00

Com o objetivo de oferecer uma melhor assistência aos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Arthur Bispo do Rosário mudou de endereço. O local, que antes funcionava na Rua Mato Grosso, no bairro Siqueira Campos, agora passa a atender os usuários na Rua Permínio de Souza, no Cirurgia. A nova casa é bem mais ampla e espaçosa, o que proporciona um ambiente mais favorável as atividades desenvolvidas pelo Caps.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Dalmare Sá, a estrutura do novo prédio oferece um melhor acolhimento da população assistida e também vai facilitar o trabalho dos funcionários. "Com essa mudança de endereço a gente passou de duas para cinco salas, uma recepção mais confortável, assim como refeitório e cozinha melhores, além de espaço para organização da coordenação e reuniões com a equipe".

A dona de casa, Maria Aparecida da Conceição, mãe de uma adolescente usuária do Caps, falou da satisfação com a mudança do endereço. "Sinceramente foi uma maravilha mudar o local, aqui é muito mais amplo, mais próximo dos pontos de ônibus, a casa é mais arejada, muito mais cômodo aqui, eu amei. Até para gente chegar aqui é mais fácil. Espero que fique aqui por muito tempo, porque até para as nossas atividades o espaço está melhor", disse sorridente.

Atualmente o Caps Artur Bispo tem registrado aproximadamente 350 crianças e adolescentes, mas o número de assistidos é bem maior. "Todos os Caps funcionam com as portas abertas, ou seja, a gente recebe toda e qualquer pessoa que chegue ao Centro, seja ela vinda através de uma Unidade de Saúde ou por conta própria. Todos são recebidos, ouvidos e assistidos pelas nossas equipes", afirmou Dalmare.

A Rede de Atenção Psicossocial

Atualmente a Reap é composta por seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps): três Caps III  - transtorno mental, um Caps AD - álcool e drogas, um Caps Infantojuvenil e um Caps Infantil. Os Caps são importantes centros para inclusão social dos usuários da saúde mental e cada um deles atente atualmente aproximadamente 250 pessoas. A Reap abrange também a Unidade de Acolhimento Adulto, as Residências Terapêuticas e o Programa de Redução de Danos (PRD).