Secretaria do Meio Ambiente inicia parceria com Clube dos Desbravadores Amigos da Natureza

Meio Ambiente
29/03/2017 17h30

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) assinou um termo de parceria com o Clube dos Desbravadores Amigos da Natureza da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A parceria formaliza ações futuras em conjunto entre a Sema e o Clube. A solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira, 29, contou com a assinatura do secretário da pasta, Cesar Viana, e do diretor do Clube do dos Desbravadores Amigos da Natureza, Anilton Cruz.

Ainda na abertura, o gestor ambiental convidou o grupo a participar de algumas ações com a Sema. “Fizemos o convite aos desbravadores para a realização de um plantio simbólico de árvores na capital. O local ainda será definido, mas a ideia é que cada um possa se orgulhar em dizer que aquela árvore foi plantada por ele”, declara Cesar Viana.

O Clube, que existe há 40 anos em Aracaju, realiza ações voltadas ao meio ambiente, inclusive, trabalham isso em uma das suas especialidades. De acordo com o diretor, Anilton Cruz, o grupo costuma realizar limpezas em leitos de rios, praias e praças.

“A gente incentiva e motiva esses meninos a cuidarem do ambiente em que vivem, realizando a limpeza de alguns pontos da cidade, como praças, leitos de rios e praias, inclusive, temos um projeto de limpeza nas praias. Com essa parceria, nós queremos evidenciar, colocar isso realmente em prática de uma forma que a gente possa não só ficar com esse trabalho internamente, mas que possamos divulgar isso pra sociedade, conscientizando a população da importância de preservar o meio ambiente”, relata o diretor.

Após a assinatura do termo, o grupo foi contemplado com uma apresentação teatral realizada pela equipe de Educação Ambiental da Sema. O teatro tratou das ações que a Sema realiza, falando do papel de cada setor (Controle Ambiental, Licenciamento Ambiental, Planejamento Institucional, Departamento de Finanças e Educação Ambiental).

Em seguida, a equipe de Educação Ambiental realizou uma dinâmica com o Clube, intitulada como “Jogo do Mercado”. O jogo consistia em formar equipes e planejar o crescimento socioambiental de países fictícios. “A ideia do jogo é propor que o grupo pudesse refletir sobre a importância de administrar recursos naturais como sendo grandes riquezas”, relata a analista ambiental da Sema, lotado no setor de Educação Ambiental, Raphaella Ribeiro.