Eliane Aquino é homenageada com Troféu Hortência de Carvalho

Assistência Social e Cidadania
30/03/2017 14h35

Reconhecer histórias de luta, de empoderamento, de participação social e de conquistas de mulheres que têm buscado promover a transformação social nas áreas em que atuam. Foi com esse objetivo que, na manhã desta quinta-feira, 30, 15 mulheres foram agraciadas com o Troféu Hortência de Carvalho, dentre elas a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino.

Idealizado pelo governador Jackson Barreto, o troféu leva o nome da fundadora da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer, instituição que atua no estado há mais de 50 anos atendendo a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Realizada pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), a homenagem reuniu diversas mulheres que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Eliane Aquino agradeceu a homenagem, mas aproveitou o momento para provocar uma reflexão entre os presentes. “Vivemos num país onde a violência e a discriminação contra as mulheres têm altos índices e os nossos mecanismos governamentais ainda não conseguem melhorar esses dados sozinhos. Vivemos numa sociedade em que as mulheres ainda não têm voz e poder para enfrentar problemas como machismo, violência e todas as outras formas de violação de direitos. É preciso que haja o envolvimento de todos e que lembremos que cada vez que uma mulher é agredida, física ou emocionalmente, todas nós somos atingidas”, ponderou.  

A coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras, Lígia Borges, também foi homenageada e concordou com a vice-prefeita quanto à necessidade de envolver toda a sociedade para o enfrentamento da violência contra as mulheres. “A mulher tem um olhar que busca transformar o mundo, mas realmente ainda vemos altos índices de violência. Por isso, momentos como esse são importantes para engajarmos ainda mais pessoas. O reconhecimento fortalece a autoestima, mas também nos dá mais responsabilidade e força para continuarmos lutando”, ressaltou.

Para o secretário da Seidh, Zezinho Sobral, a premiação traz um simbolismo para o encerramento das atividades realizadas em homenagem ao Mês da Mulher. “A mulher tem uma capacidade impressionante de fazer várias coisas ao mesmo tempo e sempre com qualidade. Há uma sensibilidade aguçada para várias frentes e rendo homenagens a todas vocês por essa forma de conduzir suas ações”, ressaltou ao reforçar seu empenho em frente à Seidh para ampliar as ações de atendimento ao público feminino.  

Homenageadas

Além da vice-prefeita, foram homenageadas: Adelaide Moura, Juíza de Direito; Elian Cruz Santos , membro do Conselho Estadual da Assistência Social; Genura Pereira de Souza, líder comunitária do Japãozinho; Irene de Andrade de Souza, líder comunitária do bairro Santos Dumont; Josevanda Mendonça, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Lígia Maria da Silva Borges, representante das religiões de Matriz Africana; Linda Brasil, ativista LGBT; Magna Santana, radialista; Maria Aparecida dos Santos, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Sergipe; Maria Izaltina Silva, Liderança Quilombola; Mariana Diniz, delegada da Mulher; Sheyla Galba, representante do grupo Mulheres de Peito; Valéria Tatyane dos Santos, diretora do presídio feminino; e Tereza Cristina da Silva Santos, líder comunitária do bairro Santa Maria.

O evento foi encerrado com a realização da palestra “A Mulher no Século XXI e a busca pela igualdade de gênero”, conduzida por Mariana Selister, professora da Universidade Federal de Sergipe.