Saúde capacita gestores para descarte correto de lixo infectante

Saúde
30/03/2017 14h45

A Comissão de Controle de Infecção Ambulatorial (CCIA) do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos promoveu uma capacitação para Manejo e Descarte de Resíduos dos Serviços de Saúde. O treinamento foi voltado para os novos gestores da própria unidade e da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório do Cemar.

A capacitação teve o objetivo de apresentar o fluxo para segregação, manejo e descarte do lixo de resíduos infectantes, biológicos e químicos, bem como de medicamentos vencidos. “Os gestores que assumiram há pouco tempo ainda não conheciam o fluxo, então sentimos a necessidade de fazer uma explicação geral sobre os tipos de resíduos de saúde e como devem ser descartados”, informou a enfermeira Fernanda Brito, coordenadora da CCIA do Cemar.

Para Álvaro Victor de Castro, coordenador de Assistência Farmacêutica da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), todas as unidades de saúde devem ter responsabilidade com o gerenciamento de resíduos. “Deve haver a coleta por categorias, conforme as especificidades de cada material. Os resíduos são classificados em cinco grupos A, B, C, D e E, e cada um é descartado de acordo com o protocolo e a legislação vigente”, acrescentou o farmacêutico.

Este treinamento foi o primeiro para os gestores do Cemar e da Rede de Urgência e Emergência. Na próxima terça-feira, 4, às 15h, a capacitação acontecerá para os gerentes das unidades básicas de saúde e, no dia 15 de maio, em comemoração ao Dia do Controle de Infecção Hospitalar, será a vez dos profissionais de saúde. A capacitação foi ministrada por Paulo Henrique Lima, técnico da empresa Torre que faz o descarte dos resíduos.