Prefeitura busca parceria com Itaú em projeto para práticas esportivas

Juventude e Esporte
04/04/2017 16h50

Incentivar hábitos saudáveis. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) dará início ao projeto Academia Ao Ar Livre, em parceria com o banco Itaú. A novidade, que deve chegar em breve à capital sergipana, foi discutida durante reunião do secretário Jorge Araújo Filho e o responsável pelas Relações Governamentais e Institucionais do banco, Fernando Zivtsac.

O projeto visa estimular as atividades físicas, facilitando o acesso a aparelhos e equipamentos de ginástica em diversos pontos da cidade. De forma gratuita, os aracajuanos poderão utilizar verdadeiras academias a céu aberto a qualquer momento.

Para o secretário Jorge Araújo Filho, o resultado da parceria entre a Prefeitura e o Itaú terá um grande beneficiado: o povo aracajuano. "Estou muito confiante de que muito em breve Aracaju terá sua Academia ao Ar Livre. Essa é uma das ações que farão parte da reconstrução que estamos buscando para melhorar a qualidade de vida da capital, que já foi uma referência da cidade anteriormente", afirma.

Todo o material para a implantação do projeto será doado pela instituição financeira, sem custos para o poder municipal. De acordo com o secretário, a criatividade é uma aliada importante para administrar em momentos de crise financeira.

 "Desde que assumimos a pasta, o Prefeito Edvaldo Nogueira tem nos orientado a buscar parcerias com a iniciativa privada, deixando de pensar somente no momento de crise, e é isso que temos feito. Parcerias como esta que estamos encaminhando com o Itaú, são fruto dessa orientação" explicou o secretário.

Segundo o representante do banco, Fernando Zivtsac, as linhas gerais da parceria estão sendo dialogadas. "Tratamos sobre as necessidades do esporte e lazer no município, depois desse momento de transição entre gestores, e do que nós podemos oferecer. O nosso comitê executivo está analisando a viabilidade para que Aracaju tenha uma "Academia ao Ar Livre", fomentando a atividade física em mais uma cidade", disse Fernando.

A reunião abriu ainda perspectivas para outras parcerias, como o uso da Lei do Incentivo ao Esporte, e uma ação conjunta envolvendo a Fundação Itaú Social para unir esporte e educação em um projeto voltado para as crianças e adolescentes.

Academia ao Ar Livre

O projeto Academia ao Ar Livre, consiste na doação de todo o equipamento referente a uma academia, para ser usada de forma gratuita pela população em geral. Os aparelhos são instalados em logradouros públicos, como praças e calçadões, democratizando o acesso e estimulando a prática de hábitos saudáveis através da atividade física.

Projeto semelhante já é desenvolvido pelo Itaú nas cidades do Rio de Janeiro e Rio das Ostras (RJ), Recife, e mais recentemente em Maceió, quando o banco comprou e doou todo o equipamento, com um investimento de aproximadamente R$ 200 mil reais, montado na praia de Jatiúca.