PMA participa de mutirão da Saúde

Formação para o Trabalho
07/04/2017 18h08

Abrir as portas de um prédio público para benefício da comunidade é fundamental para uma gestão que busca diálogos diretos e aproximação com o povo. Durante toda a sexta-feira, 7, a Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), situado no bairro Porto D'Antas foi palco de um mutirão de atendimento do projeto "Defensor Público na Sua Comunidade", uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Sergipe que visa favorecer a vida da população. O evento foi promovido pelo Núcleo de Saúde da Defensoria e idealizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

Durante o evento, os defensores públicos e servidores prestaram orientações jurídicas referentes a procedimentos de saúde como cirurgias, exames, internamentos, suplementos alimentares, órteses e próteses, medicamentos e outros. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi uma das parceiras do evento e esteve presente com ações de promoção à saúde desenvolvidas pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família Porto D'Antas e Eunice Barbosa, Programa de Saúde Bucal, Programa IST/Aids,  Programa Consultório na Rua e Rede de Atenção Psicossocial.

Foram realizados diversos atendimentos para a comunidade como avaliações odontológicas, exames de lâmina, Aids, testes rápidos de Hepatites B e C, além de palestras e rodas de conversa com temas variados. Para o secretário da Saúde, André Sotero, ações como esta ajudam a fortalecer a saúde no município." São atividades extremamente positivas porque envolvem diversos órgãos que se unem em prol de um objetivo comum que é o de atender as necessidades da população. Além disso, essa foi também uma oportunidade de mostrar que a saúde não se resume a uma consulta médica. Saúde é também bem-estar físico, mental e social".

A população também pode solucionar ainda questões relacionadas a pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, usucapião, curatela, tutela, inventário e demais relacionados a Direito de Família e Sucessões. De acordo com a defensora pública e coordenadora do projeto, Isabelle Peixoto, o objetivo da ação é aproximar os bairros carentes dos serviços disponibilizados pela Defensoria e, que muitas vezes são desconhecidos pelo cidadão.

"Esta é a terceira unidade da Fundat em que realizamos o mutirão, ela já é um núcleo de apoio da comunidade, as pessoas se sentem abrigadas e em casa, por isso, queremos agradecer e manter a parceria com a Fundação", explica Isabelle, satisfeita com os resultados provenientes do trabalho. "É muito gratificante porque percebemos que eles se sentem importantes quando são ouvidos e nós estamos aqui para ouvir e ser a voz deles", afirma a defensora.

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, reforça que o desejo da Fundação é continuar unindo forças com as instituições que também desenvolvem um trabalho voltado a oferecer benefícios ao aracajuano. "Queremos continuar estreitando os laços  com órgãos engajados em atuar pelo povo aracajuano", ressalta Luiz.

Atendimento ao público

Cícera Bispo, de 54 anos, foi uma das atendidas no evento. Ela recebeu orientação jurídica e aproveitou para realizar exames médicos. "É muito importante cuidar da saúde, esta foi uma boa ideia, é muito bom para as pessoas da comunidade que precisam e não têm condições de ir ao posto", conta Cícera, que antes encontrava dificuldade para ir a consultas na cidade em que morava. "A gente tem que pegar tudo que é bom para nós", aconselha.