Saúde acolhe novos profissionais para a Academia da Cidade

Saúde
17/04/2017 12h48

A Coordenação de Promoção à Saúde (Copes) está realizando o acolhimento dos novos profissionais de Educação Física para o Programa da Academia da Cidade (PAC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apresentações de temas relevantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A ação está ocorrendo na Fundação Estadual de Saúde (Funesa) desde esta segunda-feira, 17, até a próxima quinta-feira, 20, pela manhã.

De acordo com Kátia Aragão, coordenadora do Copes, este acolhimento não é só para os oito novos profissionais que foram selecionados para trabalhar na Academia da Cidade, é também para os outros profissionais que já fazem parte do programa. “Estamos aproveitando para apresentar as políticas que trabalhamos no Copes, fazer uma atualização sobre as políticas de promoção à saúde do SUS, bem como, atentar estes profissionais para fazer uma interlocução maior com a atenção básica. Porque o nosso foco é a promoção à saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Kátia Aragão.

Para José Roberto Farias, coordenador do Programa Municipal da Academia da Cidade, é imprescindível um treinamento como este porque a nova filosofia é focada na promoção à saúde. “É preciso ter um comprometimento de todos, porque normalmente o professor tem o foco no esporte, na alimentação, mas é necessário focar na saúde e fazer a interação com as unidades de saúde da família (USF’s)”, enfatizou José Roberto.

Na capital, existem atualmente 24 polos da Academia da Cidade e a extensão no Parque Augusto Franco (Sementeira). “São necessários 25 professores de Educação Física. No momento só existem 18 que se revezam para não ficar nenhum pólo sem atividade, mas a gestão vem trabalhando para contratar os que faltam”, alertou o coordenador do Programa.

O professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dagoberto Machado, fez uma explanação sobre a Saúde Coletiva e a dicotomia entre Saúde e Educação. Segundo ele, a Educação Física é muito nova no campo da Saúde. Segundo Valdson dos Santos, professor do PAC há cerca de dois anos, esta reciclagem é muito importante. “Precisamos sempre aprender coisas novas e esta relação entre educação e saúde é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse Valdson que é professor do Polo do Bairro Industrial.

Polos

As aulas acontecem em dois horários: às 8h e às 16h, na maioria dos polos. A programação é diversificada e inclui aula de dança, treinamento funcional, corrida e caminhada orientada. Além do Parque Augusto Franco (Sementeira), existem polos nas seguintes localidades:

Conjunto Orlando Dantas - Salão da Igreja Católica / Avenida Gasoduto

Bairro América - Praça Franklin Roosevelt (segunda, quarta e quinta-feira) e EMEF Teixeira Lott (terça e sexta-feira)

Conjunto Sol Nascente - Associação dos Moradores

Bairro Bugio - Praça Minervino Costa e Silva

Conjunto Augusto Franco - Praça da Juventude

Bairro Industrial - Complexo de Esportes Dona Finha

Bairro Santos Dumont - Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia

Bairro Santa Maria - Escola de Esportes Professor Kardec

Conjunto Castelo Branco - Paróquia São José Operário / Praça Gilvan Rocha

Bairro Inácio Barbosa - Associação dos Moradores (todas as manhãs)

Bairro Getúlio Vargas - CAIC (fundo do Ceasa)

Conjunto Médici - Associação de Moradores (Praça Nivaldo Menezes)

Bairro Lamarão - Praça da Igreja Católica (todas as tardes)

Bairro Jardins - Praça Zilda Arns

Bairro Coroa do Meio - Complexo Esportivo da Avenida Desembargador Antônio Góes

Bairro 13 de Julho - Calçadão da 13 de Julho (todas as manhãs)

Bairro Dezoito do Forte - Avenida Visconde de Maracaju

Bairro Soledade - EMEF Jaime Araújo (todas as manhãs)

Conjunto Santa Tereza - Praça das Mães

Bairro São José - Praça Tobias Barreto (todas as tardes)

Conjunto Tiradentes - Praça Ronaldo Calumby Barreto (todas as tardes)

Bairro Robalo - Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha (terça e sexta-feira)

Povoado Areia Branca (Zona de Expansão) - Igreja Bom Jesus dos Navegantes (segunda e quarta-feira)

Bairro Mosqueiro - EMEI Elias Montalvão (terça e quinta-feira).