Centro Cultural recebe o Fórum Sergipano de Cultura Indígena

Cultura
20/04/2017 12h04

No mês de abril, quando se comemora o Dia do Índio, o Centro Cultural de Aracaju receberá o Fórum Sergipano de Cultura Indígena. O evento, que acontece nos dias 27 e 28 de abril, é realizado pela Associação Nacional de História de Sergipe com o apoio da Funcaju e da Prefeitura Municipal de Aracaju. O Fórum terá palestras, debates e a exibição de documentários sobre a cultura indígena.

A programação será aberta no próximo dia 27, às 8h, com o credenciamento, e às 9h começam as palestras. A primeira será ''Contribuição ao estudo dos índios em Sergipe'', com a participação da pesquisadora e escritora Beatriz Góis Dantas. Em seguida, o líder indígena Apolônio Xokó apresenta ''A nação Xocó: memórias e histórias de um povo indígena de Sergipe".

O fórum prossegue no período da tarde, às 15h, com a exibição do documentário ''Índios e missionários no sertão sergipano'', com criação e roteiro da professora Valéria Oliveira (UNIT). Logo após a exibição será promovido um debate sobre o filme.

Na sexta-feira, 28, a programação será iniciada às 9h com a palestra ''Alienação das terras indígenas em Sergipe no século XIX'', apresentada por Pedro Abelardo de Santana (UFAL). Depois acontece a palestra ''Direito e diversidade cultural: A luta histórica pela terra e os desafios atuais da comunidade Xocó de Porto da Folha-SE'', ministrada por Avelar dos Santos Júnior (Instituto Pangea).

Às 15h será exibido o documentário ''Índios no imaginário sergipano'', com direção dos professores Kléber Rodrigues (SEED/SE) e Diogo Monteiro (Faculdade Pio Décimo), que depois promoverão um debate. “Temos uma dívida enorme com os povos indígenas, especialmente a nação Xocó, em Sergipe, e o fórum busca resgatar alguns temas que o tempo não calou. O povo indígena não tem apenas a luta pela terra como bandeira, e esse debate, que apoiamos, vai mostrar isso”, observa o presidente da Funcaju, Sílvio Santos.

As inscrições para o Fórum Sergipano de Cultura Indígena são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril pelo telefone (79) 3214-5387 ou através do e-mail: centro.cultural@aracaju.se.gov.br.