Emef Freitas Brandão promove ação de estímulo à leitura

Educação
20/04/2017 12h20

Contar história é despertar o prazer e a alegria no contato com o mundo dos livros, estimulando o gosto pela leitura e criatividade. Visando isso, as escolas da rede Municipal de Aracaju, fomentadas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), inclui no seu plano de ensino a contação de histórias para fazer parte do currículo escolar dos estudantes. Os alunos do 1º ao 5º ano do turno vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão tiveram uma tarde diferente, na tarde desta quarta- feira, 19, com contação de histórias.

Para a diretora da unidade escolar, Vilse Maria dos Santos Gonçalo, todas as atividades que enriquecem o vocabulário do aluno são importantes para a escola. "O professor Cristiano conseguiu a atenção de todos os alunos, percebemos que ele transformou uma simples história em momentos mágicos. Nós, do Freitas Brandão, abraçamos todas as atividades que estimulam os alunos para um desenvolvimento melhor no aprendizado, essa é nossa base", revela.

De acordo com a professora do 4º ano, Jaqueline Freire, as atividades são trabalhadas de forma mais dinâmica na didática e na metodologia de ensinar no âmbito da sala de aula, o que aproxima os estudantes do universo literário. "Sou amante da poesia, da literatura de cordel, da leitura de forma lúdica com contação de história, tenho uma feição muito grande no contar e recontar de forma criativa. Uma prática educativa que todas as escolas deveriam incluir no projeto pedagógico", ressalta.

O contador de história e pedagogo, Cristiano Gomes, explica que a arte de contar história é uma arte milenar e desde o tempo das cavernas que o homem faz isso. "Faz parte da nossa natureza comunicativa, por isso posso afirmar que todos nós somos contadores de história, somos bibliotecas vivas. Contar história é um grande estímulo para arte de escrever, incentivando as nossas crianças a gostar de ler e com isso ela vai começar a escrever suas próprias histórias", explica.

"Precisamos pensar em ser mediadores da leitura, temos que incentivar nossas crianças e nossos jovens independente da faixa etária, pois é através da contação de história que podemos mudar e transformar essas crianças e jovens formando novos pensantes, reflexivos cidadãos brasileiros. O projeto de contação de história é uma forma de educar, de planejar e contribuir na formação dos estudantes", acrescentou Cristiano.