SMS realiza testes e vacinação contra a gripe em escola particular

Saúde
20/04/2017 15h57

"É muito bom quando a Saúde vem até a população. Sentimos que estamos sendo bem cuidados". Essa é opinião da aposentada Maristela Ferreira, que participou nesta quinta-feira, 20, de um evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado no dia 7 deste mês. A ação foi promovida por uma escola particular de Aracaju, que fica no bairro Farolândia, na qual a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS), esteve presente, realizando testes rápidos para Hepatites B e C e aplicando a vacina contra a gripe, nos professores e funcionários do colégio e também nos pais e responsáveis dos alunos da instituição.

Segundo Suziene Santana, enfermeira da área técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, da SMS, ações como esta, em que a Saúde vai até a população, são importantes porque muitas pessoas ainda não têm o hábito de ir as Unidades de Saúde da Família (USFs), para fazer testes e receber vacinas.

"Fomos convidados para participar do evento e sabemos a importância de ações como esta em que a Saúde vai até a população. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm o hábito de ir às Unidades de Saúde para fazer testes rápidos e até receber vacinas, então indo até elas conseguimos fazer a promoção à saúde", disse.

A professora aposentada Elizabeth Feitosa, por exemplo, que é avó de um dos alunos da escola, ficou sabendo do evento e aproveitou para fazer os testes rápidos. "Muito legal essa iniciativa da Saúde de vim na escola. Quando fiquei sabendo do evento fiz questão de vir e fazer os testes rápidos. É a primeira vez que faço e fui muito bem atendida. Espero que tenha outras iniciativas como esta", afirma.

Já a professora da escola, Odélia Souza, recebeu a vacina contra a gripe, já que os professores que estão em sala de aula entraram este ano no grupo prioritário da vacinação contra a gripe, que começou no dia 17 deste mês e vai até 26 de maio. "Gostei muito da iniciativa e já recebi a vacina. Nós professores temos contato todos os dias com vários alunos e é importante ficarmos imunizados", declara.

Combate à dengue

Os agentes de combate às endemias da SMS também participaram do evento, entregando cartilhas informativas ao público e passando orientações de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para o aposentado Fernando Antônio Monteiro, que é avô de um dos estudantes e que recebeu a cartilha, falar do Aedes aegypti é sempre importante. "Tomo todos os cuidados necessários na minha casa para não ter foco do mosquito, mas é sempre muito importante falar sobre o assunto. Recebi a cartilha, conversei com um dos agentes de combate às endemias e aprendi mais", disse.

O coordenador administrativo da escola particular, João Robério de Melo, fez questão de parabenizar a participação da Saúde. "Temos uma parceria forte com a Saúde e é muito importante a vinda da secretaria à escola. Queremos que nossos alunos, funcionários, pais e responsáveis dos estudantes cuidem cada vez mais da saúde", comenta.

Sesc

O Programa IST/Aids e Hepatites Virais também realizou nesta quinta-feira testes rápidos no restaurante do Sesc, localizado no Centro da Cidade.