Secretaria da Educação integra família e comunidade escolar

Educação
20/04/2017 18h23

O papel da da atual gestão da Secretaria Municipal da Educação (Semed) vai além do melhoramento dos índices escolares. Através da Coordenadoria de Políticas Educacionais Para a Diversidade (Coped), a Semed vem realizando reuniões com os pais em todas as escolas da rede de ensino. Nesta quinta-feira, 20, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) João Batista Douglas de Souza.

A pauta da reunião foi a discussão em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na ocasião, a responsável pela Coped, Maíra Nascimento, falou sobre os direitos da criança e do adolescente e sobre a importância dos pais acompanharem a aprendizagem e o desenvolvimento integral de seus filhos. A coordenadora apresentou ainda os serviços que a comunidade pode ter acesso no Centro de Assistência Social Santa Maria.

“Já temos um calendário de atuação nesse sentido e já fomos em várias unidades de ensino. A nossa intenção é a de fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, chamando a atenção dos pais para a importância do acompanhamento da dos seus filhos e sobre quais os direitos da criança e do adolescente que família e Estado devem garantir”, informou a coordenadora.

Localizada no bairro Santa Maria, a Emei conta atualmente com 387 alunos de 2 a 5 anos matriculados, a comunidade do bairro é engajada com as questões da escola e mais de cem pais e mães estiveram presentes, entre eles a dona de casa Andreia dos Santos, mãe de Paulo Sérgio Junior de 5 anos que fez questão de falar sobre o que achou da reunião.

“Eu sou uma mãe que acompanha o filho em tudo. Participo ativamente de todas as reuniões e acho muito importante esse conhecimento que a coordenadora da Semed nos trouxe hoje. É sempre bom envolver esses pais que estão aqui para discutir sobre como cuidar dos filhos. A gente sabe que esse cuidado vai da escola à higiene em casa e é por isso que estou muito satisfeita”, afirmou Andreia dos Santos.  

A coordenadora da unidade de ensino, Eliene Cristina dos Santos, ficou muito feliz com o resultado da reunião. “A gente sabe que essas questões são importantes para a nossa comunidade, a gente acompanha os alunos na escola e precisa que os pais estejam atentos ao bem estar dos seus filhos em casa, isso impacta diretamente na aprendizagem, uma criança bem cuidada é uma criança que aprende mais”, analisou a coordenadora.