Revitalização da Praça dos Expedicionários se encaminha para a parte final

Obras e Urbanização
24/04/2017 10h54

Valorizar de uma só vez dois dos maiores patrimônios que Aracaju possui: o povo e as belezas arquitetônicas e urbanísticas da cidade. Foi com este objetivo que a nova gestão da Prefeitura de Aracaju retomou uma obra de revitalização de um dos locais mais conhecidos da capital: a Praça dos Expedicionários.

Encontrada paralisada, como outras tantas, esta obra foi reiniciada em meados de março deste ano e em pouco mais  de um mês já é possível constatar que a conclusão se aproxima.

A reforma vai harmonizar uma área bastante populosa e por onde passam diariamente milhares de pessoas seja para seguir em direção aos bairros das zonas Oeste e Norte, seja partindo em direção à saída de Aracaju.

Quem mora nos arredores da praça comemora a retomada das obras e aguarda a sua conclusão para frequentar e desenvolver suas atividades físicas mais perto de casa. Dona Maria Dilza, proprietária de um estabelecimento comercial, fala da expectativa de ver a praça reformada e entregue à comunidade.

"Quando começou a obra achávamos que não demoraria mas passou esses anos e nada de concluir. Além de frustrar nossas expectativas, os tapumes serviu para que desconhecidos intimidassem quem passasse perto. Agora finalmente o a Prefeitura deu valor a nossa praça e voltou a trabalhar. Espero o dia da inauguração para agradecer pessoalmente", relata a moradora.

Dona Maria tem razão quando afirma que a Prefeitura valoriza os espaços públicos e a prova disso é que outra praça já foi entregue nesta gestão: o Centro de Esportes Unificados (CEU) do conjunto Veneza.

Toda a obra está sendo inspecionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e orçada em quase R$ 1,1 milhão, conveniados entre a Prefeitura o Governo Federal. Ela receberá também piso tátil e uma nova iluminação pública, oferecendo mais segurança para visitantes, turistas e moradores.

A revitalização inclui uma área de seis mil metros quadrados com pavimentação de paralelepípedo e concreto, construção de 28 bancos, novo paisagismo com gramíneas e árvores. Além disso, será executada a limpeza e recuperação dos monumentos e a manutenção dos arredores, melhorando o aspecto das calçadas e ruas que correspondem a uma área total de pouco mais de dois mil metros quadrados.