Estudantes da rede municipal participam da Mostra de Cinema Negro

Educação
26/04/2017 15h10

Estudantes da rede municipal de ensino tiveram tardes diferentes nesta semana. Eles foram estimulados a refletir sobre temas que envolvem as questões etnico-raciais, ao participarem da 2ª Egbé - Mostra de Cinema Negro de Sergipe. Na oportunidade, os jovens assistiram longas-metragens que abordam assuntos sobre as vivências do negro na sociedade, política, artes e na vida pessoal.

A parceria foi firmada pela Mostra de Cinema Negro de Sergipe com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped). Na segunda e terça-feira, 24 e 25, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef´s) General Freitas Brandão e Professor José Antônio da Costa Melo foram ao Centro Cultural de Aracaju participar do evento.

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Cerqueira, a Semed já realiza ações que promovem o conhecimento das diferenças e da desigualdade. "A educação para as relações etnico-raciais é um dos nossos eixos de atuação. Já desenvolvemos ações em parceria nesse sentido, como o projeto Lápis de Cor, e daremos continuidade à discussão sobre racismo e inclusão social ao longo de 2017", revela.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, Vilse Maria dos Santos, explica a importância de abordar assuntos como diversidade e desigualdade no âmbito escolar. "A gente percebe que nossos alunos ainda têm uma grande dificuldade em aceitar as diferenças culturais e quanto mais eles veem a respeito, mais eles aprendem. Eu gostei de ter sido feito em forma de cinema porque é uma coisa mais gostosa, mais lúdica e mais fácil de ser absorvida", ressalta.

2ª Egbé - Mostra de Cinema Negro de Sergipe

As atividades tiveram início no dia 22 e vão até o dia 28 de abril, no centro cultural de Aracaju, que nesse ano está exibindo 26 filmes, sendo quatro sergipanos e todos dirigidos por mulheres negras. A mostra é uma realização do Cine Candeeiro, em parceria com a Cacimba de Cinema e Vídeo e Lamparina Animação e Produção de Vídeo, e apoio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/FUNCAJU/Prefeitura de Aracaju.