Semed leva projeto de educação sexual para Emef Freitas Brandão

Educação
26/04/2017 15h57

Na tarde desta quarta-feira, 26, a Coordenadoria de Arte-Educação (Coarte/Semed), da Secretaria Municipal de Educação, esteve na Emef General Freitas Brandão para abordar assuntos referentes à sexualidade com os alunos do 6º ao 9º ano. Através do projeto "Folha, flor e fruto: tudo a seu tempo", a equipe levou os estudantes, com idade entre 12 a 17, a refletirem sobre as responsabilidades de uma gravidez na adolescência, como evitar doenças sexualmente transmissíveis, além de orientar sobre os cuidados que os  adolescentes devem ter com o próprio corpo.

De acordo com o técnico da Coarte/Semed, Lucas Wendel, este é o quinto encontro promovido na escola. "Os momentos têm sido bastante enriquecedores. Nas primeiras edições trabalhamos um processo de aproximação e sensibilização dos estudantes, por meio de rodas de conversas e atividades de envolvimento. Agora, aprofundamos um pouco mais. Os adolescentes estão muito entusiasmados", conta.

Para envolver os alunos com a temática, outro técnico da coordenadoria, Felipe de Jesus, informa que foram realizadas atividades diferenciadas. "Os estudantes construíram cinco cenas teatrais. Foi muito bacana ver a capacidade de improviso e o entendimento que eles estão tendo sobre o assunto. Nosso objetivo, agora, é elaborar uma apresentação teatral. E eles estão muito empenhados", explica.

Segundo a diretora da escola, Vilse Maria dos Santos Gonçalo, o projeto possibilita aos adolescentes aprenderem mais sobre a temática. "Está sendo muito importante essa troca. Hoje, a turma foi dividida em grupos menores e cada grupo criou três cenas diferentes para apontar alternativas sobre a temática abordada. Os monitores da Coarte estão superando as expectativas", enaltece a diretora.

Chaellen Cardoso tem 13 anos e é umas das alunas da Emef General Freitas Brandão envolvida na atividade. Para ela, ter orientação sexual através do projeto tem sido muito importante. "Tem sido uma oportunidade muito boa porque recebemos muitos conselhos e também discutimos sobre assuntos como gravidez na adolescência, que ainda é polêmico para muitas pessoas. Às vezes ficamos sem graça em falar, tirar dúvidas. E essas oportunidades ajudam", ressalta a estudante.