Políticas de Saúde das Mulheres são discutidas em Conferência Regional

Saúde
27/04/2017 15h59

Discutir e definir propostas para as políticas públicas de Saúde das Mulheres. Este é o principal objetivo da 1ª Conferência Regional da Saúde das Mulheres da Regional de Aracaju, com o mesmo tema que será debatido na Conferência Nacional de Saúde - “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade. O evento acontece nesta quarta-feira, 27, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres será realizada em Brasília de 1º a 4 de agosto, mas as propostas são discutidas com os usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) por etapas. Primeiramente, nas sete Regionais de Saúde de Sergipe com os respectivos Conselhos Municipais de Saúde, depois haverá a etapa estadual em 20 de junho.

“A Conferência Nacional foi formulada com o eixo principal que é o tema da conferência e mais cinco eixos. Nós trazemos as propostas e serão eleitas cinco para cada eixo que depois vamos discutir na estadual, onde tiraremos dez propostas para a nacional que vão virar políticas públicas para as mulheres do Brasil”, explicou Núbia Santana, secretária do CMS de Aracaju e coordenadora estadual da Conferência. Ela informou que os delegados serão eleitos para representar os conselheiros na etapa estadual.

Para Lúcia de Fátima Oliveira, conselheira de Aracaju, este é um momento único. Apesar de ser a segunda conferência nacional, é a primeira vez que se discutem políticas públicas para as mulheres em Aracaju e em Sergipe. “Precisamos de mais informações, de mais políticas voltadas à prevenção que cheguem às comunidades. Onde eu moro, por exemplo, tem muito caso de gravidez na adolescência, muita mulher com câncer de mama e de útero”, disse a conselheira do segmento usuário do SUS e moradora do bairro Coqueiral.

Abertura

A 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres foi aberta pela vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, pelo secretário municipal da Saúde, André Sotero, pela coordenadora nacional de Políticas Públicas para Mulheres do Ministério da Saúde, Ester Vilela, pela representante do Conselho Nacional de Saúde, Kátia Souto, e os secretários municipais da Saúde da Regional de Aracaju, composta pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima.

Para o secretário da Saúde de Aracaju, André Sotero, este é o momento para as pessoas serem ouvidas. “A importância da Conferência é dar voz aos cidadãos que utilizam e que trabalham no SUS. Eles sabem das necessidades porque vivem a rotina do sistema e podem somar com boas propostas. A Saúde é muito complexa, por isso temos que lutar juntos, com o apoio de todos”, argumentou o secretário.

Este evento faz parte das ações do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Programa Saúde da Mulher da SMS em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES) e os conselhos dos municípios que fazem parte da Regional de Aracaju.

As Regionais de Saúde de Sergipe são sete: Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Propriá. Já houve as conferências regionais de Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Estância, Itabaiana, agora Aracaju, no dia 4 de maio acontece a de Propriá e a de Nossa Senhora do Socorro será dia 10 de maio.