Prefeitura e Estado se reúnem com Hospital Cirurgia para discutir ampliação dos serviços

Agência Aracaju de Notícias
27/04/2017 21h07

A ampliação dos serviços de alta complexidade em saúde pública prestados pelo Hospital Cirurgia e a melhoria do atendimento na unidade de saúde foram temas do encontro do prefeito Edvaldo Nogueira com o governador Jackson Barreto, nesta quinta-feira (27). Os secretários da Saúde André Sotero (de Aracaju) e Almeida Lima (do Estado) e os novos dirigentes do hospital também participaram da reunião, que ocorreu no Palácio de Veraneio. Na oportunidade, o prefeito ressaltou que a administração municipal tem realizado, rigorosamente em dia, todos os pagamentos ao Cirurgia.

“Eu e o governador Jackson Barreto já tínhamos discutido que era fundamental que o Estado e a Prefeitura se juntassem num pacto pela construção de uma saúde de qualidade para a população de Aracaju. Neste processo, um dos importantes elementos é o Hospital Cirurgia, que está enfrentando dificuldades. Por isso, buscamos uma parceria para que encontremos os mecanismos pelos quais o Cirurgia preste um serviço mais eficiente e que os recursos sejam gastos da melhor maneira possível. A reunião de hoje foi muito importante, pois iremos firmar um novo contrato com o hospital, que terá peso significativo na reconstrução da Saúde na capital. Agradeço ao governador por permitir que construamos este pacto pela melhoria da Saúde. Não tem sentido a prefeitura e o governo competirem. O caminho é a união - e assim tem sido desde o 1º de janeiro”, afirmou o prefeito.

De mesmo modo, o governador Jackson Barreto destacou que o encerramento da greve dos médicos de Aracaju e a chegada de uma nova equipe na direção do Hospital Cirurgia criaram o ambiente ideal para que se concretizem melhorias na Saúde da capital e a formalização de novas parcerias entre a unidade de saúde e as gestões estadual e municipal. “Temos o entendimento de que é preciso que cada um assuma sua responsabilidades e as cumpra, não transferindo para o outro e nem criando situações que não são verdadeiras”, ponderou.

Pagamentos ao Cirurgia em dia

O secretário André Sotero, por sua vez, lembrou que a reunião desta quinta-feira é o segundo encontro realizado entre prefeitura e Estado no sentido de melhorar a prestação do serviço de Saúde na capital sergipana. Para ele, a nova direção do Cirurgia tem demonstrado disposição em resolver os problemas. “Esta é a segunda reunião que realizamos, sendo mais uma prova de que estamos vivendo um momento histórico na Saúde, com afinidade de ideias e sensibilidade muito grande. Fico feliz com esta nova administração do Cirurgia, pois percebi a mesma sintonia e disposição para resolver os problemas”, disse.

André ainda salientou que o hospital Cirurgia está “vivendo seu melhor momento, na história recente, do ponto de vista da relação com a prefeitura de Aracaju. “Desde janeiro, estamos pagando rigorosamente em dia e também já fizemos o pagamento de algumas parcelas deixadas pendentes pela gestão anterior”, frisou. O secretário ressaltou também as tratativas para a formulação de um novo contrato entre o hospital e a prefeitura permitirão que “em breve, a população receba boas notícias sobre a melhoria e ampliação dos serviços”.

O secretário Almeida Lima também avaliou o encontro como positivo e reiterou a sua disposição e da prefeitura em enfrentar as dificuldades existentes na relação com o Cirurgia, para que haja melhoria na prestação dos serviços. “Nosso foco está em ampliar os serviços de alta complexidade e atendimento hospitalar nas cirurgias, para suprir a demanda reprimida existente”, disse.

Otimismo

O diretor-presidente do Cirurgia, Milton Santana, se disse “extremamente otimista” diante da disposição do governador, do prefeito e dos secretários de Saúde de resolver problemas crônicos. “O Hospital vem passado dificuldades, mas esta reunião foi muito importante, pois abrimos o diálogo tanto com o Estado quanto com a prefeitura de Aracaju, que é a maior contratante do Cirurgia. Precisamos que os compradores dos nossos serviços se unam para abrir um caminho para andar juntos no objetivo de melhor atender à população. objetivo nosso é servir a população”, afirmou.

Esforço e resultado

Ao final da reunião, Edvaldo Nogueira enumerou as medidas que já foram tomadas pela prefeitura que comprovam que a Saúde é uma prioridade do seu governo. “O nosso esforço tem sido grande: pagamos os salários atrasados e os salários da nossa gestão em dia; um acordo com os médicos permitiu o fim da greve da categoria; desde o dia que assumimos a prefeitura estamos pagando em dia ao hospital Cirurgia e aos outros hospitais com os quais temos contrato, como o Santa Isabel e o São José, além de já termos pago algumas dívidas que herdamos com estas unidades de saúde; 94% dos remédios já estão à disposição dos pacientes nos postos de saúde; melhoramos o atendimento no Nestor Piva, e estamos implantando uma política de recuperação das unidades de Saúde”, elencou.

O secretário da Saúde de Aracaju destacou que o prefeito Edvaldo Nogueira “está cumprindo o que prometeu”. “A atual gestão priorizou o servidor público, pagando os salários em dia, o que não acontecia há 17 meses, repôs a quase totalidade dos medicamentos nos postos, uma vez que quando assumimos a falta era superior a 50%, e está pagando os hospitais. Além das nossas parcelas, já pagamos as dívidas de maio, junho, julho, agosto e dezembro do ano passado. Isto é algo que ninguém pode questionar”, complementou André Sotero.

O secretário municipal de Governo, Carlos Cauê; o diretor-executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Luís Eduardo Correia, também participaram da reunião.