Emei Brandão de Castro recebe ação do Programa Saúde na Escola

Educação
28/04/2017 14h31

Visando contribuir para formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoções e atenção à saúde, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola(PSE), firmaram parceria com  Universidade Tiradentes (Unit) para ações na rede municipal. Nesta quinta-feira, 27, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro recebeu o grupo que realizou avaliação nutricional e antropométrica nos estudantes até cinco anos.

O PSE foi instituído em 2007 e tem como objetivo a integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, tendo como base a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde.

Para a diretora da escola, Rejane Alves da Silva Araújo, uma vida saudável ajuda no desempenho e aprendizado dos estudantes. "Acho muito importante, uma vez que, muitos problemas de aprendizagem podem estar relacionados a fatores nutricionais e, quando isso é identificado através de ações como essa, nos possibilita desenvolver outras ações que melhorem a qualidade de vida das crianças e consequentemente sua aprendizagem. Afinal, criança saudável aprende mais e melhor", ressalta.

A professora preceptora do estágio de Nutrição e Saúde Pública da UNIT, Mônica Araújo Espinheira, acompanhou a ação. Nela, foi realizada uma atividade de avaliação antropométrica com aferição de peso e altura e identificação dos indicadores nutricionais conforme a faixa etária das crianças a fim de realizar o diagnóstico nutricional desta população. "Posteriormente será realizado o encaminhamento dos possíveis casos de magreza, sobrepeso ou obesidade para as unidades básicas de saúde e planejamento das atividades educativas relacionadas à alimentação saudável", afirma Mônica.