Estratégia, Gestão e Resolutividade são evidenciadas pelo secretário da Seplog

Planejamento e Orçamento
12/05/2017 14h31

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, e o consultor Júlio Filgueira, ex-secretário Nacional do Ministério dos Esportes,  proporcionaram uma exposição didática aos participantes do Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, realizado durante toda a sexta-feira, 12, no auditório do hotel Mercure. O foco da apresentação foi a "Importância e Processo de Planejamento Estratégico", fechando a programação da manhã.

De acordo com o secretário Augusto Fábio, um dos principais aspectos exigidos na atualidade é o exercício do papel de "gestor-líder". "Nós não podemos mais fazer gestão da maneira que se fazia há 15 ou 20 anos. Ninguém pode ser apenas gestor. Hoje é exigido que sejamos gestores-líderes, conhecendo e mapeando os processos, motivando as nossas equipes e buscando a eficácia para evitar o retrabalho. Esse é o principal papel para darmos resolutividade, eliminando o que chamamos de ‘retrabalho' e os ‘custos invisíveis', que são grandes vilões do serviço público", apontou o secretário.

Segundo ele, a ferramenta que faz com que os objetivos se concretizem é justamente o planejamento estratégico contando com a atuação dos gestores-líderes. "Essa atuação inovadora do gestor, buscando o alinhamento com seus pares e o compartilhamento das metas com sua equipe, é que resulta num clima organizacional favorável, onde a missão, a visão e os valores advindos de um processo como esse passam a nortear os rumos da gestão. Esse é o nosso desafio e, para isso estamos, sob o comando do prefeito Edvaldo Nogueira, promovendo esse processo que é fundamental para alcançarmos o sonho de uma Aracaju mais moderna, inteligente e com qualidade de vida para os seus habitantes", destacou.

Trabalho Coordenado

Já o consultor Júlio Filgueira que, no seu portfólio, conta com a execução do planejamento estratégico da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, ambos grandes eventos internacionais realizados no Brasil, enfatizou que o planejamento é "imperativo para o êxito nas atividades".

"Aqui, vamos trabalhar na coordenação de um trabalho que unifica a ação da equipe em torno de objetivos comuns. E esse é um grande desafio para qualquer administração. Vamos buscar alinhar os propósitos de todos os gestores a partir do programa de governo, da efetiva capacidade de governo e da força política necessária para governar uma cidade que apresenta demandas cada vez mais complexas para ser gerida. Daqui, sairão os propósitos que nortearão a gestão até 2020 e, num próximo passo, apresentar o ambicioso programa "Aracaju + 10", que elaborará uma estratégia de desenvolvimento sustentável para os próximos 10 anos", argumentou o consultor.

A programação continua durante toda a tarde de hoje e durante todo o sábado, 13, na conclusão dessa primeira etapa do Planejamento Estratégico.