Centro Cultural recebeu primeiro dia de programação da 15 ª Semana dos Museus

Cultura
16/05/2017 13h04

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), participa da 15 ª Semana dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiros dos Museus (Ibram). O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) sediou na manhã desta terça-feira, 16, o primeiro dia de programação, com as palestras ‘O Museu como espaço de linguagem’, da museóloga do Centro Cultural, Heyse Souza, e ‘Os bondes de Aracaju na visão de Mário Cabral’, da bibliotecária Verônica Cardoso.

O Ibram escolhe todos os anos um tema central para o evento. Neste ano o tema escolhido foi ‘Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus’. Cada instituição idealizadora de seu evento pode escolher o tema a ser abordado. A Funcaju trouxe como tema ‘Aracaju nos tempos dos bondes’.

Heyse destacou em sua apresentação como o museu usa as formas de linguagens através de performances, exposições, atividades educativas. “O Museu é um espaço de aprendizagem. Mostrar as ferramentas da comunicação dentro desse espaço é de tamanha importância para que as pessoas possam compreender todo o processo de captação da informação”, explica a museóloga.

Reviver os pensamentos de um dos maiores escritores de Sergipe sobre os bondes que circulavam pela capital sergipana em meados dos séculos 60 e 70 foi a proposta da palestra de Verônica Cardoso, que agradou a todos que participavam do encontro. “Mário Cabral relatou em seu livro “Roteiros de Aracaju”, sobre os bondes que circulavam pela cidade. "Ele fazia uma crítica sobre a forma como os bondes eram utilizados e também sobre os transtornos ocasionados pelas condições precárias do meio de transporte", afirma.

O evento recebeu cerca de 100 participantes. A professora de história do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, Ariany Valeriano, trouxe a sua turma para prestigiar o debate. Segundo ela, é uma oportunidade ímpar que os alunos não poderiam perder de forma alguma. "Agregar conhecimento é sempre muito importante. Eu tinha que trazer eles para essa programação porque com toda certeza é uma ótima oportunidade de agregar valor na formação deles".

Serviço

Entre os dias 15 e 21 deste mês é comemorada a 15ª Semana dos Museus em todo o Brasil. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza diversas atividades por todo o país com o objetivo de enaltecer, divulgar e valorizar os museus brasileiros, como também, intensificar a relação dos mesmos com a sociedade. Este ano, o evento traz como tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.  O Centro Cultural de Aracaju recebe o evento com programações nos dias 15 e 16 a fim de fortalecer a valorização de um dos seus espaços, o Museu da Cidade Viana de Assis.