Edvaldo lança programa de recolhimento de entulhos

Agência Aracaju de Notícias
16/05/2017 12h22

Os moradores do Conjunto Lourival Batista recepcionaram, nesta terça-feira (16), o prefeito Edvaldo Nogueira, que visitou a comunidade para dar início ao programa de retirada de entulhos, que se acumularam na cidade desde o final do ano passado, em decorrência da ausência de um contrato para a prestação do serviço. Com a contratação emergencial firmada, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou, em vários pontos da cidade a coleta de resíduos da construção civil.

Só no conjunto Lourival Batista, a empresa prestadora do serviço recolheu, segundo estimativas iniciais, mais de 180 toneladas de entulho. A ação se deu de forma eficiente. Em menos de duas horas, a grande quantidade de lixo acumulada no local desapareceu. “Este é um momento de felicidade, tendo em vista que depois de um longo tempo sem a coleta, o serviço começa a ser normalizado. Escolhemos lançar o programa no conjunto Lourival Batista, pois o entulho estava sendo depositado indevidamente ao lado do canal, o que colocava em risco a área, caso ocorressem chuvas”, explicou o prefeito.

A senhora Maria dos Santos, que reside na localidade há 15 anos, chegou a ficar emocionada ao acompanhar a retirada do entulho. “Estou muito feliz. A gente esperava que este momento se concretizasse. Em primeiro lugar, agradeço a Deus e, em segundo lugar, ao prefeito Edvaldo Nogueira, por realizar este serviço”, afirmou. 

Ela e outros moradores fizeram questão de expressar a sua gratidão pessoalmente ao prefeito, que permaneceu no local até que a quase totalidade do entulho fosse removida. Para evitar que novos descartes irregulares aconteçam no local, Edvaldo determinou que a Emsurb e a Guarda Municipal monitorem a região. Uma caixa coletadora será colocada na área.

Além do Lourival Batista, a Emsurb desenvolve, nesta terça-feira, ações de coleta de resíduos da construção civil em outras cinco regiões da cidade: nas avenidas Brasil, Allan Kardec, Pedro Calazans, Airton Telles e São Paulo. A programação continuará, de forma emergencial, em pontos localizados nos bairros Farolândia, São Conrado, Aeroporto, Coroa do Meio, Ponto Novo, Castelo Branco, Siqueira Campos, 18 do Forte, Industrial, Santos Dumont, Bugio, São Carlos, Santa Maria, 13 de Julho, Suíssa e Centro.

“A nossa previsão é de que, com o número de equipes que estão trabalhando nesta força-tarefa, a gente recolha em 20 dias todo o entulho acumulado em Aracaju. A cada dia, cinco pontos da cidade receberão este trabalho para dar celeridade à retirada de todo o resíduo da construção civil”, afirmou o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Licitação

Durante o evento, em entrevista à imprensa, o prefeito reafirmou que a Emsurb lançará até o dia 30 de junho o edital definitivo para o serviço de coleta do lixo na capital. “Desde o início do ano, os técnicos da Emsurb estão trabalhando na elaboração do edital. A nossa previsão de lançamento é o final do primeiro semestre. Será um edital nacional”, informou o prefeito.

Em 2010, quando administrou o município anteriormente, Edvaldo Nogueira foi o responsável pela licitação da coleta do lixo, cujo contrato teve duração de cinco anos. A gestão passada não realizou um novo edital e optou por celebrar sucessivos contratos emergenciais. Na semana passada, atendendo a uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado, o governo municipal firmou um novo contrato, com duração de 180 dias.

Homenagem aos garis

Ao final do evento, o prefeito reuniu os garis que estavam trabalhando na ação e os parabenizou pela dia da categoria. “Os garis são fundamentais no processo de reconstrução da qualidade de vida da nossa cidade, pois é através do trabalho deles que a cidade permanece limpa e bem cuidada", disse. 

Prestigiaram o lançamento do programa o presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale, e os vereadores Jason Neto, Bigode do Santa Maria, Zezinho do Bugio e Soneca. Os secretários municipais Jorge Araújo Filho, Luciano Correia, Fernando Mendonça, Cecília Leite, Aristóteles Fernandes, Silvio Santos e Valfran Mateus.