Servidores da limpeza urbana de Aracaju são homenageados pelo Dia do Gari

Serviços Urbanos
16/05/2017 16h08

Contribuir para a restauração da limpeza da cidade é um desafio diário que os servidores de limpeza urbana enfrentam com muito zelo e disposição. Hoje, 16, data em que se comemora o Dia do Gari, a Prefeitura Municipal de Aracaju e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) homenagearam todos os colaboradores que realizam importante papel na manutenção e conservação das ruas e espaços públicos da capital. A homenagem aconteceu durante a retomada da coleta de resíduos provenientes de reformas e demolições, ocorrida no Conjunto Lourival Batista.

Acompanhando toda a ação de recolhimento dos entulhos, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou, na oportunidade, que os servidores de limpeza urbana são fundamentais para o processo de reconstrução da qualidade de vida de Aracaju. "É através do trabalho deles que a cidade permanece limpa e bem cuidada. Em todos os anos em que fui prefeito, a gente comemorou este dia, com ações de lazer e homenagens a estes profissionais, que ocorriam no Parque da Sementeira. Este ano, infelizmente, não foi possível, mas quero avisar que em 2018, as atividades pelo Dia do Gari voltarão a ser realizadas", afirmou.

O presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a importância de valorizar o gari. "É o profissional que realiza um trabalho essencial no dia a dia da nossa cidade. Ele é responsável, não só por deixar os espaços públicos mais limpos, mas também por garantir o bem-estar e a saúde da população. Por essa razão, merecem todo o nosso reconhecimento e respeito", frisou.

Segurança

Varrer ruas, praças e parques; capinar, lavar e desinfetar vias públicas; cuidar da limpeza da cidade e da ornamentação de jardins, praças, avenidas e canteiros centrais; recolher o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, são algumas das tarefas diárias, desempenhadas pelos os agentes de limpeza da Emsurb. E para que os colaboradores possam atuar com segurança, a Emsurb tem adotado medidas, em parceria com as empresas, de acordo com o diretor de Operações, Bruno Moraes.

 "São trabalhadores que merecem respeito e que precisam ter qualidade de vida para fazer um bom trabalho. Eles estão sempre expostos ao sol, chuva, as situações de perigo, e é justamente para que eles trabalhem com segurança que buscamos junto às empresas garantir todo o suporte necessário", enfatizou Bruno.

Satisfação

Para o agente de limpeza Ronaldo Souza, é gratificante contribuir com a limpeza da cidade. "É muito bom saber que a qualidade de vida dos moradores é fruto do nosso trabalho. Mas é preciso que a população também faça a sua parte e não jogue o lixo nas ruas", ressaltou o jovem.

Sua colega de trabalho, Gilvana Silva, compartilha da mesma opinião. "Eu me orgulho da minha profissão. Mesmo exigindo esforço físico, adoro trabalhar para deixar a cidade limpa. Sinto-me mais cuidadosa. Além disso, depois da conclusão do serviço, dá prazer ver o resultado", relatou a margarida que exerce a função há quatro anos.