Participação do servidor no planejamento é tema de oficina

Agência Aracaju de Notícias
17/05/2017 13h16

Nesta quarta-feira, 17, o terceiro dia das oficinas temáticas dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, os participantes trabalharam em torno da diretriz "Aracaju inteligente, humana e criativa". As discussões continuarão diariamente até o encerramento na sexta-feira, 19, concluindo a análise do ambiente administrativo iniciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira com o Seminário do último sábado.

O consultor Júlio Filgueira, que é o facilitador das oficinas, explica gestores e servidores municipais têm identificado quais são os pontos fortes e fracos da Prefeitura, suas oportunidades e ameaças do ambiente de atuação. A partir destas informações, elaborar projetos estruturantes para alcançar os projetos que os levarão aos objetivos já definidos na etapa inicial da sexta e do sábado.

Segundo o consultor, toda a equipe está engajada com as oficinas e empenhada em garantir um planejamento de eficiência para obter bons resultados futuros. "Com certeza há muita motivação, a equipe toda não apenas os gestores, mas também servidores de carreira, muito envolvidos em que a Prefeitura tenha o melhor plano e possa perseguir seus objetivos da melhor forma", avaliou Filgueira.

O assessor de planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Marcelo Geovane, acredita que, como ferramenta de gestão, o planejamento estratégico vem possibilitando a participação de toda a equipe técnica da Prefeitura para a construção de um projeto de desenvolvimento integrado e participativo.

"As oficinas estão sendo bastante produtivas, no sentido da gente definir o nosso foco de atuação enquanto gestor da política pública de desenvolvimento do nosso município. Estamos construindo os objetivos, as metas e isso tudo pensando sob a ótica também da participação. A gente precisa construir um planejamento que, além de ouvir o corpo técnico, consiga também passar esses conceitos para que a própria população assimile e participe desse processo. Então estamos buscando inovar na gestão, trabalhar na intensa utilização das novas tecnologias voltadas aos processos de gestão e de planejamento e também com esse forte apelo de chamar a população para construir um projeto único de desenvolvimento para o município", destacou o assessor.

Construção coletiva

Para a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Rosa Amaral, a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira com o Seminário e prosseguindo com as oficinas, foi de extrema importância porque é preciso ter planejamento no serviço público para utilizar os recursos da melhor forma possível e atender o maior número de pessoas com foco nas prioridades que a sociedade apresenta.

"O que eu destaco é a participação atuante do servidor e a geração de projetos. Através dessas pessoas que estão no dia a dia das secretarias, pessoas que veem as necessidades e dificuldades, têm  surgido ideias muito interessantes e que resolvem problemas a baixo custo. O que está sendo criado aqui é muito produtivo, vai surtir um efeito muito grande e projetos muito bons vão ser tirados daqui", avaliou a diretora, acrescentando que esse pensamento do gestor é extremamente moderno e mostra o seu compromisso em criar uma cidade que realmente seja disponível a todos os cidadãos.