Recolhimento de entulhos: Emsurb coleta mais de 2 mil toneladas em dois dias

Serviços Urbanos
17/05/2017 15h20

Restabelecer o título de cidade da qualidade de vida. Esse tem sido um dos lemas da nova gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Por isso, com o intuito de garantir a limpeza e intensificar o serviço de recolhimento de entulhos nos bairros da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retomou a coleta, transporte e descarga de resíduos provenientes de reformas e demolições, em sua maioria, descartados de forma irregular em vias públicas e terrenos baldios.

“Este é um momento de felicidade, tendo em vista que, depois de um longo tempo sem a coleta, o serviço começa a ser normalizado. Escolhemos lançar o programa no conjunto Lourival Batista, pois o entulho estava sendo depositado indevidamente ao lado do canal, o que colocava em risco a área, caso ocorressem chuvas”, explicou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a expectativa é que em alguns dias todo o recolhimento de resíduos sólidos seja normalizado. “A nossa previsão é de que, com o número de equipes que estão trabalhando nesta força-tarefa, a gente recolha em 20 dias todo o entulho acumulado em Aracaju. A cada dia, vários pontos da cidade receberão este trabalho para dar celeridade à retirada de todo o resíduo da construção civil”, afirmou o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Mais de 2000 toneladas em dois dias

Para obter êxito durante o programa de recolhimento dos entulhos, a Diretoria de Operações da Emsurb montou uma verdadeira força-tarefa que percorreu vários pontos críticos espalhados pela capital. Estão sendo utilizadas 16 caçambas, quatro máquinas pás carregadeiras e dezenas de agentes de limpeza.

Em apenas dois dias de ação, que teve início na terça-feira, 16, pontos de descarte irregular foram beneficiados pelo programa. Entre os locais já atendidos estão os bairros Farolândia, América, São Conrado, Aeroporto, Coroa do Meio, Ponto Novo, Castelo Branco, Siqueira Campos, 18 do Forte, Industrial, Santos Dumont, Bugio, São Carlos, Santa Maria, 13 de Julho, Suíssa e Centro, .

“No primeiro dia do programa, recolhemos 937 toneladas de entulho. Só no conjunto Lourival Batista, a empresa prestadora do serviço recolheu, mais de 180 toneladas. Em menos de duas horas, a grande quantidade de lixo acumulada no local desapareceu. Para esta quarta-feira temos uma previsão de recolher mais de 1.200 toneladas”, informou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.
 
A Diretoria de Operações informou ainda que, existe uma previsão que saia, nesses primeiros dias, uma média de 60 mil toneladas durante as ações do programa.

Sentimento de gratidão

A senhora Maria dos Santos, que reside no conjunto Lourival Batista há 15 anos, fez questão de expressar sua gratidão pessoalmente ao prefeito. “Estou muito feliz e emocionada. A gente esperava que este momento se concretizasse. Em primeiro lugar, agradeço a Deus e, em segundo lugar, ao prefeito Edvaldo Nogueira, por realizar este serviço”, afirmou.

Morador do conjunto Agamenon Sobral há mais de 30 anos, o senhor Antônio Cardoso, também agradeceu o empenho da Prefeitura de Aracaju em acabar com um antigo problema da região. “Essa região sempre foi muito problemática e por isso a Prefeitura está de parabéns. É preciso que os moradores e também os carroceiros, façam a sua parte”, frisou.

 “Hoje estou muito agradecida pela retirada desse material da porta da minha casa. Meus filhos sofriam muito com as muriçocas, mas graças ao trabalho de vocês esse sofrimento irá acabar”, destacou a dona de casa Verônica Marques, que reside no conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado.