Alunos da rede municipal participam da 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Educação
17/05/2017 18h36

Nesta quarta-feira, 17, cerca de 120 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, participaram da Mostrinha, versão para o público infantil da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Em Aracaju a Mostrinha está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A Mostra Cinema e Direitos Humanos tem como tema central a questão do empoderamento feminino e a versão infanto-juvenil trouxe filmes de curta metragem com a mesma temática, mas voltados para as crianças. Foram exibidos os filmes: Mônica Freestyle, Iemanjá Yemoja: A criação das Ondas, Nana Nenê, Imagine uma menina com Cabelos de Brasil, que abordaram os temas: Empoderamento feminino, histórias de Yemanjá, reconhecimento da cultura e direito à alimentação correta.

Claudiana Calixto Andrade é a aluna do sétimo ano e entendeu rapidamente a proposta dos filmes. "Não devemos ter preconceito com as pessoas só porque elas são diferentes, temos que respeitar tanto as opiniões como as escolhas, o que importa é ser feliz. Acabei de assistir curtas que falavam sobre a importância das mulheres na sociedade e que se elas podem ser donas de casa também podem ser jogadoras de futebol", opinou a estudante.

Luiz Antônio Oliveira é professor de Educação Física da escola Laonte Gama e achou extremamente importante a presença da sua escola na programação. "É vantajoso sair do lugar comum que é a escola, além de estar em lugar bonito e super agradável hoje tivemos a possibilidade de assistir curtas-metragens que trazem assuntos muitos importantes para a sociedade. A escola já discute sobre os direitos humanos, então essa mostra está sendo essencial para complementar na educação dos nossos estudantes", ressalta.

Parceria com a Semed

Há 11 anos que a mostra, idealizada em 2006 pelo Ministério dos Direitos Humanos, acontece em Aracaju, mas é a primeira vez que a Semed entra como parceira. Maíra Ielena, coordenadora de Políticas para a Diversidade da Semed, enfatizou que essa parceria foi estabelecida porque "a secretaria entende que o cinema é um recurso pedagógico e lúdico de extrema importância para a formação dessas crianças e adolescente que estão tendo acesso a esse material extremamente rico, que traz um debate tão importante que é a questão do empoderamento das mulheres", analisou.

A produtora nacional da mostra, Tatiana Marciel, explica que essa é a primeira vez que a mostra tem um direcionamento ao público infanto-juvenil. "Esse ano viemos com uma novidade, a ‘Mostrinha', que é voltada para criança e jovens com a exibição de oito curtas com a temática dos direitos humanos. Acreditamos que o cinema é uma ferramenta importante na educação, precisamos desde cedo mostrar para as crianças a relevância sobre temáticas como direito a moradia, a saúde, alimentação saudável, a importância da mulher na sociedade. É um grande ganho que a secretaria de Educação de Aracaju tenha entrado como parceira", opinou a produtora nacional.

Já Mário Eugênio, produtor local da Mostra, afirmou que a parceria com a Semed é de fundamental importância para o sucesso da mostra, que tem o objetivo de levar para todos os lugares com os mais diversos públicos temas relacionados aos direitos humanos. "Vamos ter essa semana dedicada aos alunos da rede municipal. Nossa grande parceira, a Semed, está trazendo seus alunos para prestigiar nossa mostra e isso é fantástico porque nós nunca conseguimos uma parceria forte nesse sentido e vamos contemplar plenamente a nossa meta, que são os direitos humanos para a criançada", explica.

Nesta semana diversas escolas participam da programação de cinema infantil, que acontece na sala de cinema do Museu da Gente Sergipana. Hoje foi a vez da escola Laonte Gama, nesta quinta-feira, 18, participarão as escolas Presidente Tancredo Neves e a Deputado Jaime Araújo, na sexta-feira, 19, é a vez da Emef Presidente Juscelino Kubistcheck.