Secretário visita Centro de Zoonoses de Aracaju

Saúde
19/05/2017 13h28

O secretário municipal de Saúde, André Sotero, vem fazendo uma série de visitas aos estabelecimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para conhecer as pessoas e o trabalho desenvolvido nesses locais. Na manhã desta sexta-feira, 19, o secretário esteve no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

“É bom conhecer as unidades de saúde e, principalmente, ouvir os funcionários. Esta foi uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira para melhorar a vida de todos. Nessas visitas que venho fazendo, percebo que os nossos trabalhadores são parceiros, então o que pudermos fazer para melhorar o ambiente de trabalho, nós iremos fazer”, pontuou o secretário André Sotero.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Cassiano de Oliveira Fernandez, mostrou toda a Unidade ao secretário, apresentou os servidores, quais as funções que eles realizam e mostrou as dificuldades encontradas. “É muito importante o secretário vir aqui para conhecer a nossa realidade. Quando assumimos a gestão, encontramos vários problemas, fizemos um relatório e enviamos para a SMS. Mas, uma coisa é ter conhecimento no papel, outra, é ver in loco”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador, “o ideal é ter um centro de zoonoses para cada 100 mil habitantes”. Porém, em Sergipe, somente os centros de zoonoses de Aracaju e Lagarto funcionam.

Atividades

O Centro de Zoonoses atua na prevenção e controle das doenças adquiridas pelo homem através de animais, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. O órgão trabalha durante todo o ano com os programas da prevenção e controle da raiva, leishmaniose, leptospirose, esquistossomose, acidentes com animais peçonhentos, dengue, chikungunya e zika.

O CCZ de Aracaju tem mais de 25 anos, está localizado no Centro Administrativo do Bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. Qualquer contato pode ser realizado através dos telefones: (79) 3179-3528 e 3179-3565.