Mostra Cultural ‘Africaju’ acontece no Centro Cultural

Cultura
19/05/2017 17h43

Com o objetivo de repensar sobre contribuições e conquistas dos negros no processo de identidade do povo brasileiro, foi realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Centro Cultural, a Mostra ‘Africaju’. O evento, idealizado pelo Movimente Negra, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, e teve como atrações debates, exibição de filmes, pocket shows e exposições de fotos e artesanato. 
 
"Recebemos um retorno muito bom da mostra, as pessoas participaram e tivemos uma frequência muito boa. Passamos o que queríamos que era a questão da sinergia com a comunidade sergipana e mostrar um pouco dessa cultura que chamamos de ‘afrosergipana’. O apoio da Funcaju e do Centro Cultural foi de extrema importância porque sem este espaço não teríamos como realizar este evento que é o primeiro de muitos", afirmou Elayne Almeida, organizadora da Africaju. 
 
Uma das atrações da mostra foi a ‘Feira Preta’ que contou com vários estandes de artesanato, estética e alimentação e atraiu o público. 
"A ideia da Feira Preta veio da necessidade de que o ‘afro empreendedor’ não tem ponto fixo, então precisamos mobilizar e ocupar espaços. Então criamos a ‘Feira Preta’ dentro da Mostra Africaju para dar mais visibilidade ao artesanato, vestuário, gastronomia e a todos estes itens", destacou Tatiane Costa, idealizadora do evento. 

Na parte audiovisual, a mostra contou com a exibição do filme "Cinema Negro: do outro lado do Atlântico" e o lançamento do documentário: "Em Obras". As rodas de conversas tiveram como temas "Diáspora, negritude e resistência", "Racismo Religioso" e "Teias de Significados: Os Sentidos atribuídos às escolhas e a solidão da Mulher Negra".