Emurb desenvolveu trabalho simultâneo às chuvas durante o fim de semana

Obras e Urbanização
22/05/2017 11h55

O fim da tarde e início da noite da última sexta-feira, 19, ficou marcado pelas chuvas que acabaram gerando transtornos em várias partes da cidade. Não foram só os motoristas que se viram em meio a alagamentos, nem moradores de áreas mais baixas que tiveram problemas com o acúmulo de água nas ruas. Algumas lojas dos shoppings não suportaram a intensidade pluviométrica e tiveram parte do teto comprometido. Pelas medições do Centro de Meteorologia de Sergipe, apenas entre as 16h e 18h de sexta foram registrados 49 mm, índice considerado muito intenso para um período tão curto.

Ainda na noite da sexta, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) encaminhou equipes itinerantes para as áreas mais atingidas a fim de limpar as galerias pluviais que estavam entupidas ou não comportavam a quantidade de água. Nos corredores de trânsito, o trabalho era feito simultaneamente às chuvas e a intenção era evitar ainda mais transtornos.

No sábado, 20, as ações tiveram sequência e atenderam regiões com histórico de alagamentos e que foram atingidas pelo temporal da noite anterior. Foi o caso do Largo da Aparecida e o conjunto JK, ambos localizados no bairro Jabotiana, onde equipes atuavam desde as primeiras horas e atendiam os moradores. Na zona Norte, os bairros Cidade, Nova, Porto D'antas, 18 do Forte e vários loteamentos que necessitavam da recuperação ou limpeza da drenagem.

Embora em menor quantidade, a incidência pluviométrica do sábado somada à da noite e madrugada totalizou 61 mm. Ainda assim, a Emurb manteve as equipes nas ruas durante todo o dia e aproveitou atender outras áreas residenciais.

Já no domingo, 21, o trabalho foi planejado para sanar os problemas causados pela quantidade de chuvas dos dias anteriores e, paralelamente, executar medidas preventivas na rede subterrânea com o objetivo absorver as águas pluviais previstas para o meio da semana.

Técnicos da empresa municipal detectaram alguns fatores que contribuíram para os problemas da última sexta, como explica Sérgio Ferrari, presidente do órgão. "O que de fato provocou os alagamentos foi a intensidade das chuvas do fim da tarde da sexta, e imediatamente criamos uma força-tarefa para amenizar os estragos causados. Entretanto, nossas equipes retiraram de dentro dos bueiros e boca-de-lobo material que compromete a vazão, a exemplo de garrafa plástica de refrigerante, calçados, restos de eletrodomésticos e diversos objetos descartados irregularmente nas ruas", destaca o Ferrari, que apela para a população não jogar lixo em local inapropriado.

Continuidade

Com a previsão do retorno do período chuvoso para os próximos dias, as ações foram intensificadas nesta segunda-feira, 22, em diversos pontos da capital. Os serviços atenderam a bairros como Bugio, Capucho, Cidade Nova, Inácio Barbosa, Jabotiana, Santa Maria, Santos Dumont, Soledade, e aos conjuntos Almirante Tamandaré, Castelo Branco Freire, Isabel Martins, Jardim Bahia, Padre Pedro, Orlando Dantas, Sol Nascente, somando mais de 15 bairros.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb). Em caso de situação de risco o cidadão deve acionar também a Defesa Civil do Município por meio do número 199.