Encantamento e entusiamo: Crianças da rede municipal participam da “Mostrinha de Cinema e Direitos Humanos”

Educação
22/05/2017 12h41

O pequeno Antônio Marcos Conceição, 7 anos, e Evely Raianey Doroteu de Santana, 8 anos, até hoje, nunca tinham tido a oportunidade de ir ao cinema. Os dois, junto a um grupo de 150 alunos da rede municipal de ensino, na manhã desta segunda-feira, 22, viram o auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, se transformar em uma grande sala de cinema. Meninas e meninos, muitos pela primeira vez, sentaram nas poltronas e ficaram bem pertinho da telona para assistir à magia da sétima arte, atividade que fez parte da programação da edição para crianças da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos - A Mostrinha.

Minutos antes da sessão, muitos já demonstravam na falação a ansiedade de quem vai desbravar um mundo novo. "Eu nunca entrei no cinema, só vi filme na televisão e estou muito feliz de estar aqui hoje vendo filme nessa telona", disse Evely Raianey, aluna do 4° ano da Emef Costa Melo. Bastou a tela acender e o filme começar para que o encantamento do cinema contaminasse toda a turma. "Muitos estão vendo um filme dessa forma pela primeira vez, estamos promovendo a inclusão e a acessibilidade dessas crianças. Estão sendo exibidos filmes que têm como temática o respeito aos direitos humanos, então elas estão aqui aprendendo que todos somos diferentes e que temos direito a essa diferença", explicou a coordenadora de Políticas para a Diversidade da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maíra Ielena.

A coordenadora pedagógica da Emef Olavo Bilac, Graça Azevedo, chamou atenção para a importância do tema. "Os filmes falam, de forma lúdica, questões que esses meninos vivem na prática todos os dias. A mostra para as crianças é de extrema importância, porque nos subsidia para levarmos essas questões para a sala de aula e discutirmos o racismo, o bullying e as diferenças", enfatiza.

A Semed é parceira da produção da Mostra em Aracaju e sobre isso o produtor local do evento, Mário Eugênio, explicou como se deu essa parceria. "Foi fundamental termos a Semed como parceira nessa edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Na semana passada os alunos da rede pública municipal participaram da programação no Museu da Gente Sergipana, e essa semana nós trouxemos a Mostrinha para a escola e vamos receber mais alunos. Esses filmes vão despertar nessas crianças as discussões sobre cidadania e, com certeza, isso contribuirá para a formação desses meninos", explicou o produtor.

Participaram da Mostrinha as Emefs José Airton de Andrade, Olavo Bilac e Professor José Antonio da Costa Melo. Amanhã é a vez da Emef Papa João Paulo II. A Mostrinha acontece no auditório Antônio Vieira da Silva Neto até a próxima quinta, 25, e receberá diversas escolas da rede municipal. A programação é formada por oito curtas metragens com a temática Direitos Humanos para as crianças.