Sema realiza evento em prol do Dia da Biodiversidade

Meio Ambiente
22/05/2017 17h29

No Brasil, a biodiversidade é comemorada nesta segunda-feira, dia 22 de maio. Em alusão a esta data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio da equipe de Educação Ambiental, realizou no dia de hoje uma exposição de imagens na praça Fausto Cardoso, da fauna e da flora de Aracaju. O evento teve como intuito estimular a população a registrar imagens sobre a biodiversidade da capital.
 
Desde o mês de abril, a equipe da Sema estava recebendo, através da fanpage Sema Aracaju, imagens enviadas pela população.  As melhores fotografias escolhidas foram emolduradas com materiais recicláveis produzidos pela Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
“É importante comemorar este dia, por mais que as pessoas vivam em uma cidade imersa no concreto e não percebem que existe muita vida ainda. Essa campanha mostra exatamente isso, que existe vida na cidade”, declara a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.
 
O público que passava pela praça foi questionado pela equipe sobre o que é a biodiversidade. Para o psicólogo Gerson Rêgo, a biodiversidade nada mais é que várias formas de vida que existem no planeta. “Na minha avaliação, é como o próprio nome diz, é a diversidade da vida, as várias formas de vida que existem no nosso mundo. As plantas, os animais, os manguezais”, relata.
 
Já para o turista do Rio Grande do Sul, Rosemar Alerph, ao ser questionado pela equipe sobre o que é a biodiversidade, tirou suas conclusões. “A biodiversidade é um respeito a toda a vida, no sentido mais amplo a fauna e a flora. Sem a biodiversidade a vida pode acabar. Aqui em Aracaju, pelo pouco tempo que estou aqui, pude observar que a biodiversidade é vasta, muitos parques, manguezais, muito verde”, diz. 
 
Em Aracaju pode ser encontrada uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, a exemplo de aves migratórias. A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é uma ave que possui um som específico e é muito comum encontrá-la em árvores na capital. Além disso, há o próprio manguezal de Aracaju, como a espécie (Rhizophora Mangue, Lacuncularia racemosa), um patrimônio natural da cidade. Além dos crustáceos, como guaiamum (Cardisoma guanhumi) e aratu (Geniopsis cruentanta). Há também o coqueiro (Cocos nucifera), que faz parte da cultura regional.