Premiação do Salão dos Novos acontece nesta terça

Cultura
23/05/2017 09h16

A abertura da 26ª edição do Salão dos Novos de Aracaju acontece nesta terça-feira, às 19h30. O prazo de inscrição terminou no último dia 12 e, entre as obras inscritas, foram selecionadas cerca de 80 para a exposição. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju.

Os jurados de seleção foram o arquiteto Murilo Guerra, o escritor e colecionador de artes Marcelo Ribeiro, e o agente cultural Pascoal Machado. Das selecionadas, quatro obras foram escolhidas pelo júri de premiação composto pelo professor de designer gráfico da Universidade da Bahia (UNBA), Luiz Firmino Soares Neto, a fotógrafa Edel Ferreira, e a escritora, jornalista e cineasta Ilma Fontes. 

De acordo com o coordenador da GAAS, Luiz Adelmo, o Salão dos Novos já é considerado uma tradição no estado. "Já estamos na 26ª edição de uma premiação disputadíssima, que todos os anos atrai um grande número de artistas ansiosos para conhecer os mais novos nomes das artes plásticas lançados pela Álvaro Santos", disse.

Esse ano, continua Luiz Adelmo, houve uma maior diversidade entre as obras. "Tivemos uma grande variedade de produtos. Como por exemplo, obras feitas por óleo sob tela, aquarela, desenho à arte, esculturas de pedra e argila". 

Para o presidente da Funcaju, Sílvio Santos, o evento é uma forma de fomentação das artes plásticas e abre espaço para novos talentos. "Temos um compromisso social de enaltecer as linguagens artísticas. O Salão dos Novos exerce esse papel voltado à arte plástica", explicou.

A Galeria de Arte Álvaro Santos fica localizada na praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju. Mais informações através do tel. 3179- 1308.