Emsurb mobiliza equipes para minimizar efeitos das chuvas

Serviços Urbanos
23/05/2017 15h10

Trabalhando para prevenir eventuais problemas de enchentes neste período de intensas chuvas na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou os serviços de limpeza em diversos pontos da cidade. Nesta terça-feira, 23, equipes de agentes de limpeza atuaram nos bairros Olaria, Santa Tereza, Cirurgia, Coroa do Meio, Grageru e Augusto Franco.

“Nossas equipes estão empenhadas para evitar maiores transtornos para a população. Assim, a Emsurb já vem cumprindo um cronograma em toda a nossa cidade. Estamos trabalhando com afinco no recolhimento de árvores caídas, limpeza geral e de canais, principalmente nos bairros mais críticos de Aracaju, como os da zona Norte e Oeste”, explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

No loteamento Nova Liberdade, no bairro Olaria, zona Norte da capital, a limpeza do canal está sendo feita manualmente, mas de forma intensa. “Nossos agentes de limpeza estão empenhados em promover a limpeza total deste canal, não deixando matos nem dejetos dentro. Nosso trabalho começou hoje e se estenderá pelos próximos dias, até que a limpeza esteja concluída”, informou o coordenador de Manutenção e Vias Públicas, Everaldo Ferreira.

Já no conjunto Santa Tereza, no bairro Aeroporto, uma equipe com 12 agentes de limpeza fez a roçagem da margem do canal da avenida Silvério Leite Fontes, conhecida como Rota de Fuga. “Quando chove, a quantidade de água nos canais aumenta muito e, para o escoamento acontecer normalmente, devemos limpá-los com frequência”, acrescentou o coordenador.

Aproveitando também a execução do serviço, a Emsurb faz um alerta para a população para os riscos causados pelo descarte de lixo dentro ou às margens dos canais, ou ainda em terrenos baldios, pois além dos problemas de saúde que o lixo pode gerar, existe o risco de obstrução das vias de escoamento de águas pluviais, perigo que aumenta com a chegada do período chuvoso.

Outros serviços

Ainda durante a manhã desta terça-feira, para minimizar os pontos de alagamentos nos bairros Grageru e Augusto Franco, as equipes percorreram diversas ruas fazendo os serviços de capinação e limpeza dos bueiros.

Agentes da equipe de poda da Emsurb, fizeram o recolhimento de cinco árvores caídas devido às fortes chuvas. Na rua Maria Pureza de Jesus, no bairro Coroa do Meio, duas árvores foram recolhidas e uma terceira na rua Permínio de Souza, no bairro Cirurgia. Já na rua Minervino Souza Fontes, no bairro Salgado Filho, outras duas árvores foram removidas.

Em caso de alguma ocorrência, o cidadão pode entrar em contato através do telefone (79) 3021-9860 ou pela página do Facebook da Empresa Municipal: www.facebook.com/emsurb.