Feira Qualiarte movimenta economia local

Formação para o Trabalho
01/06/2017 09h42

No próximo domingo, 4, acontecerá a primeira edição da Feira Qualiarte, na praça do bairro Inácio Barbosa, das 13h30 às 20h. A feira, que nesta edição terá a temática junina como destaque, reunirá instrutores e ex-alunos dos cursos de qualificação profissional da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para comercializar os produtos desenvolvidos em sala de aula. O objetivo é fomentar o empreendedorismo mostrando na prática a possibilidade de aumento na geração de renda dos envolvidos.

A feira acontecerá a cada trimestre e estará em diversas comunidades para que os produtos e serviços da Fundat possam circular por toda Aracaju. Para a diretora de Qualificação Profissional da Fundat, Selma França, esse tipo de ação estimula o cidadão a procurar mais capacitação e amplia o olhar para além da sala de aula. "Temos uma gama de cursos muito boa e precisamos mostrar para esses alunos o potencial deles, além de oferecer uma possibilidade de renda extra. Sem contar que para a população é mais uma opção de lazer", explica a diretora.

Serão mais de 30 barraquinhas comercializando produtos diversos de artesanato, alimentação e ofertando serviços de beleza como corte, escova e maquiagem. Haverá também um espaço de recreação que será comandado pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp). Dentre os cursos que estarão comercializando produtos estão cupcakes, bolos e tortas, doces e salgados. Todos os itens alimentícios são artesanais, é vetada a venda de produtos industrializados, com exceção das bebidas. Além disso, também haverá um espaço onde será realizado o serviço de cadastro de currículo, juntamente com informações sobre empreendedorismo e orientações a cerca de como se tornar um Micro Empreendedor Individual (Mei).

De acordo com o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, a ação é algo imprescindível para o fomento do empreendedorismo local. "Nós ofertamos os cursos, mas precisamos mostrar que nosso objetivo é aumentar a geração de renda e ampliar as possibilidades dos nossos alunos. A oferta da vaga sem pensar na inserção para o mercado de trabalho é desperdício. Essa é a primeira edição de um projeto que entrará na agenda oficial de Aracaju", pontua Luiz.