Secretário vai à CEF e informa que projeto da Maternidade 17 de Março está avançado

Saúde
25/05/2017 12h06

Tendo como uma das prioridades da atual gestão a construção da Maternidade 17 de Março, que será erguida no bairro que dá o nome à unidade, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, informou em reunião realizada na última quarta-feira, 24, na Caixa Econômica Federal (CEF), banco no qual o Município tem convênios para a realização de obras, que o projeto da maternidade já está avançado.

"Conversamos com o coordenador de Operações Para o Setor Público da Caixa Econômica sobre os convênios que o Município tem com o banco e esse diálogo é fundamental para a garantia da realização das obras para Aracaju. Inclusive, informei a ele que o projeto da Maternidade 17 de Março já está avançado. Essa obra está entre as prioridades da gestão e estamos desde o início do ano trabalhando nisso", disse.

A assessora técnica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, que também participou da reunião, explicou que no momento está sendo feita a recontratação dos projetos complementares (parte elétrica e sistema de tratamento de esgoto, por exemplo).

"Tivemos que readequar todo o projeto, que foi feito pela antiga gestão, e fazer todas as adequações da legislação vigente da área materno-infantil ao nosso novo projeto arquitetônico e também renovar todas as licenças. No momento, estamos na recontratação dos projetos complementares e estamos debruçados na construção da maternidade", afirma.

Nestor Piva

Outra questão abordada na reunião foi a reforma do Hospital Nestor Piva, Zona Norte, que foi solicitada a Caixa Econômica pela antiga administração e não foi executada. "Vamos pedir prorrogação do convênio com a Caixa para esta obra e tentaremos readequar totalmente o projeto ao recurso que vem do Governo Federal. Queremos sim, dentro do possível, fazer melhorias no Nestor Piva", conta Sayonara.

Já o coordenador de Operações Para o Setor Público da Caixa Econômica Federal, Ducival Santana de Jesus, ressalta que a reunião com a Saúde foi proveitosa. "Precisava atualizar com os gestores da Saúde a situação dos convênios que foram feitos com a Caixa pra a realização de obras e fiquei feliz em saber que o projeto da maternidade está avançado. Pelo o que foi mostrado, acredito que, em breve, a construção desta unidade, que está parada desde a antiga gestão, será retomada", disse.